76ª Soea recepciona reunião de coordenadorias de câmaras especializadas

Palmas (TO), 18 de setembro de 2019.

As Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas cumpriram agenda dentro da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas (TO). As reuniões que trataram, entre outros assuntos, de ensino a distância, fiscalização, sombreamentos e receituário agronômico, foram realizadas nos dias 17 e 18.

Confira os principais assuntos pautados pelos fóruns consultivos do Confea compostos pelos coordenadores das câmaras especializadas dos Creas, que têm a atribuição de apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.

Veja mais fotos no Facebook do Confea


Assista à playlist de vídeos no Youtube

Geologia e Minas
As tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, chamaram a atenção para a área nos últimos anos e, segundo o titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas (CCEEGM), Ubirajara Lira, as ações do Confea têm respondido à altura essas tensões. “Uma demonstração disso é o debate de ontem (no Painel Gestão de Riscos na Mineração, moderado na tarde anterior pelo geólogo Ronaldo Malheiros), em que pudemos discutir junto ao painel de Petróleo e Soberania temas que vêm sendo tratados por grupos de trabalho do Confea, como o de Abalos Sísmicos em Maceió e o de Barragens, entre outros em que o Conselho tem marcado presença, acompanhando de perto suas discussões com a sociedade”. Ubirajara destaca que a reunião possibilita que conselheiros que não tenham contato direto com a coordenadoria que os representa e até mesmo coordenadores adjuntos dos fóruns regionais possam aproximar-se um pouco mais dos debates mantidos ao longo do ano.

Já a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), que teve sua pauta integrada a da CCEEGM, promoveu reunião em torno de projetos patrocinados pelo Confea, ao longo deste ano: o Progeo – Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências, realizado em maio, em São Paulo; e o lançamento do livro “A Geologia na Construção do Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, lançado em cinco cidades. “Também discutimos ações para o próximo ano, entre elas, um fórum de GeoPolítica, a ser realizado com o tema barragens e hidrogeologia na mineração, em Belo Horizonte, no mês maio”, comentou o presidente da entidade, Fábio Reis.

Florestal
O questionamento da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) em torno da Resolução 480/2018, do Conselho Federal de Biologia (CFBio), estabeleceu um novo parâmetro, durante a reunião na Soea. Depois de um ano de intensas discussões, por orientação da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), o grupo discute agora a judicialização do tema, a ser promovida por meio da Procuradoria Jurídica do Confea. “Essa resolução contempla atribuições dos engenheiros florestais que os biólogos não têm. O Confea responde a uma preocupação de todos os engenheiros florestais”, resume o coordenador Rafael Macedo.

Agronomia
Receituário agronômico foi a temática prioritária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), como enfatizou o titular, eng. agr. Kleber Souza. “O debate aberto aos profissionais da área foi produtivo e irá contribuir para aprimorar a proposta da coordenadoria que visa ao fortalecimento do receituário como instrumento do exercício profissional do engenheiro agrônomo”, avaliou o coordenador, lembrando que o assunto foi sugerido a partir de uma enquete realizada com as 27 câmaras regionais e está alinhado ao controle do uso de agrotóxicos e à proteção da sociedade. O próximo passo agora, segundo Kleber, é votar a propositura na reunião do fórum, prevista para outubro, em Manaus (AM).

Química
O titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química inteirou os pares sobre os debates realizados acerca da fiscalização profissional. Estão no radar do fórum consultivo, por exemplo, atividades ligadas à fabricação de cerveja e kombucha, levando em conta o registro profissional e as instruções normativas do Ministério da Agricultura. A coordenadoria também tem analisado as atribuições enquadradas na ART Nacional e discutido a questão da responsabilidade técnica das atividades de Microempreendedor Individual (MEI) que têm interface com a Engenharia Química. Sobre educação à distância, o coordenador eng. plast. Luís Sidnei Barbosa Machado informou que um grupo de trabalho está dedicado ao fortalecimento dessa discussão a fim de que a Câmara tenha um posicionamento nacional, conforme solicitado pelo Confea. “Há diversos entendimentos e precisamos nos posicionar levando em consideração as atribuições profissionais e a relevância da tecnologia para o ensino”, afirmou Luís Machado.

Industrial
Durante o encontro da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), foi apresentada pelos engenheiros mecânicos Cristiano da Silva, Jonas Kaercher e Marcio Walber, todos do Rio Grande do Sul, planilha de ferramentas para avaliações de atribuições profissionais, mediante análise curricular pela Resolução 1.073, do Confea, para a modalidade de engenharia mecânica. A operacionalização da ferramenta oferece ao conselheiro o norteador para aplicação dessa Resolução, tanto para atribuição inicial da engenharia, quanto para complemento nas modalidades na área de mecânica. O coordenador nacional da CCEEI, eng. mec. Marcos Adriany Martins, trabalhou os itens de pauta para 4ª Reunião da Câmara. Ele ressaltou que o ponto alto da reunião de hoje foi a apresentação da planilha feita pelo Crea do Rio Grande do Sul. “Buscamos com essa planilha uniformizar as tratativas de concessão de atribuições em todos os Creas do país e vamos divulgar essa planilha para que ela entre em teste em todas as câmaras industriais. Isso é um importante alinhamento para a concessão de atribuições com base na Resolução 1073 do Confea”, descreveu.

Elétrica 
A Câmara Especializada em Engenharia Elétrica (CCEEE), coordenada por José Antônio Latrônico Filho, já deu início aos trabalhos que serão apresentados no Congresso Nacional de Profissionais, que será aberto amanhã e prossegue até sábado (21). Para tanto, os integrantes da Câmara aprovaram duas moções a serem apresentadas. “A primeira delas em defesa do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cpel) – o maior centro de pesquisa da América Latina que atende o setor elétrico – e a outra em defesa Eletrobras, que é estratégica para o país”, defendeu Latrônico.

Agrimensura
O eng. agrim. Joseval Costa Carqueija, titular nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI), apresentou as ações que vêm sendo realizadas. “A proposta desta reunião é fazer com que profissionais da modalidade tenham conhecimentos das nossas ações”, afirmou. Informou ainda como anda a condução do fórum durante o ano. “São debatidos assuntos que vão impactar diretamente a modalidade. Por isso, durante a Soea, ocorrem estas reuniões para que repassemos aos demais profissionais, que não estão dentro das coordenadorias, o andamento das ações que vão impactar diretamente nas atividades dos profissionais das áreas da cartografia, agrimensura e geografia, assim como dos tecnólogos em geoprocessamento”, explicou Carqueija.

A coordenadora de Segurança do Trabalho se reúne com os profissionais da Soea nesta quinta-feira (19).

Reportagem: Valcilena Oliveira (Crea-AC), Beatriz Leal, Fernanda Pimentel, Henrique Nunes, Julianna Curado (Confea)
Edição: Beatriz Leal, Fernanda Pimentel, Henrique Nunes, Julianna Curado (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea