Aysson Rosas Filho

Perfil

Aysson Rosas Filho engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho tem mais de 30 anos de profissão  sendo 20 deles dedicados ao Sistema Confea/Crea e Mútua. A primeira atuação no Sistema foi como conselheiro federal, em 1994, depois, em 1997, foram dois mandatos como presidente do Conselho Regional do Acre (Crea-AC). Desde então, Aysson reformulou seu conceito sobre o que era a atuação do Sistema e a importância de os profissionais se organizarem e juntos batalharem pelo reconhecimento profissional.

O homenageado relembra que na década de 90, quando começou o processo de privatização no Brasil, ele sinalizava para os colegas que atuavam nas empresas públicas - e que podiam ser privatizadas -  a importância de se ter um acervo técnico por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para as mudanças de cenário que o país atravessaria. “Muitos colegas voltaram a atuar na área privada onde o acervo técnico é requisito indispensável para atuação no mercado. E esse trabalho de conscientização foi feito no período em que estava no Sistema”, destaca o engenheiro. 

A militância pela profissão também se fez na sala de aula, onde lecionou, foi coordenador de curso e chefe de departamento. Aysson destaca que, baseado na sua vivência de Sistema, implementou na Universidade Federal do Acre a disciplina “Ética e Exercício Profissional” para que os acadêmicos tomassem conhecimento sobre a importância da atividade laboral e a retidão na conduta profissional. Profissional dedicado, recentemente concluiu Especialização em Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho. 

No ano em que completa Bodas de Esmeralda, em dezembro completa 40 anos de casado, Aysson também celebra sua atuação profissional. Simbolicamente, três décadas depois de formado, o engenheiro retorna ao Pará, onde se formou, para ser homenageado por sua honrosa atuação como engenheiro e sua destacada contribuição pelos relevantes serviços prestados às profissões tecnológicas e ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

 

Trajetória Profissional

Professor da Universidade Federal do Acre (1981 - 2014); Engenheiro no Centro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa do Estado do Acre (1981-1982); Engenheiro Mecânico na Companhia de Eletricidade do Acre (1982 – 1998); Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Acre (Ufac) (1986); Presidente da Associação dos Servidores da EletroAcre (1989); Membro técnico da instalação da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal) pela Universidade Federal do Estado do Acre (1990); Conselheiro do Conselho Federal de  Engenharia e Agronomia (1994 – 1996); Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre - Crea-AC (1997 – 2002); Chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Acre (Ufac) - (1999 a 2002 e 2003 a 2006).