Carlos Takashi Sasai

Perfil 

Paulista de nascimento e acreano de coração, Carlos Takashi Sasai ganhou notoriedade por seu trabalho em defesa do desenvolvimento do Estado por ele adotado. Empreendedor e visionário, contribuiu expressivamente para o setor industrial e, em razão disso, mereceu reconhecimento por onde passou. 

Quando assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), em 2011, recebeu do antecessor João Francisco Salomão votos de sucesso na nova missão, tendo sido singularizado como “baluarte do setor da construção civil acreana”. Na FIEAC, à qual se dedicou parte da vida em inúmeros cargos antes de chegar ao posto de presidente, o engenheiro cumpriu o compromisso de lutar pelo desenvolvimento econômico do Estado, por meio da atuação estratégica do setor industrial. Concentrou a agenda da instituição nas áreas de formação e qualificação de mão de obra, pesquisa e prospecção de mercado com a meta de identificar o melhor caminho de atuação do segmento produtivo. Sem medir esforços, investiu no Projeto de Interiorização das Ações da federação colaborando para o aprimoramento da mão de obra nos municípios. 

Essa história foi eternizada em 2016, quando o nome do engenheiro foi emprestado ao Instituto Senai de Tecnologia, cuja missão é ofertar serviços de educação aos profissionais das áreas madeireira e moveleira do Acre. Na cerimônia de inauguração, o dirigente da FIEAC destacou que a homenagem póstuma era justa, uma vez que Sasai era entusiasta daquele projeto e dedicou tempo em favor do bem coletivo. "Uma atitude das mais nobres. Um dos nossos maiores líderes, empresário, amigo e cidadão do Acre, Sasai nos dá hoje mais uma oportunidade, com esta obra, de refletirmos sobre o Acre que queremos para nossos filhos em um futuro próximo", comentou José Adriano Ribeiro ao estrear o Instituto Senai de Tecnologia Carlos Sasai. Em agradecimento, o filho do ex-presidente da federação expôs que aquele momento representava gratidão e lembrança para a família. “Saudade que nos faz seguir de cabeça erguida, que nos traz à memória a figura de um homem justo, operoso, sábio, inabalável nas suas convicções”, disse Adriano Sasai na ocasião. 

Do mesmo modo, essa recordação de homem qualificado e respeitável marca a história do filho Luciano Sasai, para quem o engenheiro civil foi inspiração vocacional. “Eu não consigo visualizar meu pai em uma profissão diferente. Ele adorava estar em obras, dar ideias, encontrar soluções, ensinar e aprender a cada dia, exercia a engenharia com paixão. E eu cresci acompanhando meu pai em obras. Hoje me espelho nele para tentar ser o grande profissional que foi: um grande empreendedor, sonhador, líder, honesto, criativo e principalmente muito humilde”, afirma o engenheiro eletricista.

A trajetória de Sasai continua sendo honrada. Desta vez, pelos pares profissionais com a Láurea ao Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua, como reconhecimento aos serviços relevantes prestados não apenas ao Estado do Acre, mas para a valorização da área tecnológica nacional.  

 

Trajetória profissional

Engenheiro avaliador no Departamento Patrimonial da Prefeitura Municipal de São Paulo (1978-1979); Avaliador de imóveis no Banco Brasileiro de Descontos S/A - Bradesco Matriz (1978-1979); Prestador de serviços como engenheiro credenciado da Caixa Econômica Federal para o Estado do Acre (1981-2014); Fundou firma individual C. T. SASAI – Delta Construções e Comércio, em Rio Branco (1983); No Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon-AC) foi tesoureiro por dois períodos (1987-1992), vice-presidente (1992-1994) e presidente por cinco mandatos (1994-2011); Na Federação das Indústrias do Estado do Acre - FIEAC exerceu os cargos de conselheiro fiscal em dois períodos (1988-1995), primeiro tesoureiro por três vezes (1995-1999 / 2003-2007/2007-2011), vice-presidente (1999-2003) e presidente (2011-2014); No Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-AC foi suplente (1995-1999) e presidente (2011-2014); No Conselho Regional do Serviço Social da Indústria – SESI-AC esteve presidente e diretor (2011-2014); No Conselho Deliberativo Estadual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-AC assumiu os postos de conselheiro suplente pela FIEAC durante três mandatos (1999-2004), conselheiro titular também pela FIEAC por duas vezes (1997-2000), conselheiro titular pelo IEL (2004-2006) e presidente (2009-2010); conselheiro titular do Conselho Municipal de Habitação Popular representando a FIEAC (1997-2014); Diretor da Confederação Nacional da Indústria – CNI (2014).