César Rodrigues Viana

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Economia Rural, pela Universidade Federal do Ceará, em 1967 e 1983; Bolsista do Programa Study Tour, na Divisão de Política Agrícola da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura  (FAO), em Roma, 1974; Curso de Capacitação em Economia, na Universidade Federal do Ceará, em 1970; Curso de Capacitação em Planejamento Agrícola, na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em Recife (PE), 1970.

Nascimento: Vargem Grande, Maranhão, 13 de dezembro de 1943
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA)

Reconhecido em vida por sua atuação profissional, com diversas honrarias como a Medalha do Mérito Timbira, pela Assembleia Legislativa de São Luís e a Medalha do Cruzeiro do Sul, a mais importante do estado, César Rodrigues Viana tem o título de Cidadão de mais de uma dezena de municípios maranhenses. Professor e ainda na ativa, aos 75 anos, agradece o reconhecimento também do Sistema Confea/Crea, onde teve participação destacada, tendo sido um dos fundadores do Crea Maranhão.
Sentindo-se “honrado” em receber a Medalha do Mérito do Sistema, com humor, diz:

“Quando a gente dobra o Cabo da Boa Esperança, homenagens como esta dão a certeza de que cumprimos uma missão e combatemos o bom combate”.  

Formado pela Universidade Federal do Ceará, onde passou no vestibular em 1º lugar, (“dei até entrevista para a televisão que ainda era em preto e branco”), César voltou ao estado natal em 1972 para fundar a Comissão Estadual de Planejamento Agrícola do Estado do Maranhão (Cepa-MA), ocupar diversos cargos e desempenhar funções junto ao governo  do Maranhão, de secretarias a superintendências e coordenações, como a do Programa de Desenvolvimento de Áreas Integradas no Nordeste (Polonordeste).

O programa tinha por finalidade promover o desenvolvimento e a modernização das atividades agropecuárias de áreas prioritárias do Nordeste, com o sentido de polos agrícolas e agropecuários, e foi César quem negociou recursos junto ao Banco Mundial para o Projeto de Desenvolvimento da Baixada e Alto Turi (MA).
Agrônomo e mestre em Economia Rural, César projetou-se por sua contribuição ao desenvolvimento do estado, chegando mesmo a entrar para a política. Fazendeiro e pecuarista, dono de terras em Miranda do Norte (MA), aceitou o convite e com a insistência de amigos, concorreu e foi eleito prefeito do município, cumprindo mandato de 2001 a 2004.

Casado há 49 anos com a socióloga Regina Stela de Melo Viana, César é pai de quatro filhos - Rogério César de Melo Viana, arquiteto, 48 anos, Renata Mirela de Melo Viana, 45, médica, Rodrigo César de Melo Viana, 37, empresário e Rafael César de Melo Viana, 29, estudante de administração de empresas. Como o marido, Regina continua trabalhando, é professora de Sociologia Rural na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

De família rural – seu pai, fazendeiro –, César credita sua opção por agronomia à essa influência e ao fato de gostar de estar no campo, próximo à natureza e aos animais. Sobre a atual formação dos engenheiros e agrônomos em especial, César diz que os desafios são grandes em função da demanda da sociedade:

“Hoje o engenheiro tem que estar atualizado em atividades ligadas à informática, à internet das coisas e há ainda muita deficiência no ensino para acompanhar esse mundo novo que surge a cada dia”.


Trajetória Profissional
Engenheiro aprovado em concurso para o Ministério da Agricultura e Abastecimento (1978); Coordenador da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola do Estado do Maranhão - Cepa-MA (1972 - 1979); Técnico do Programa Grande Carajás (1985 - 1987); Secretário de Estado do Maranhão nas pastas de: Desenvolvimento Rural e Irrigação do Maranhão (1987 - 1989); Agricultura e Pecuária do Maranhão (1990 - 1991); Solidariedade, Cidadania e Trabalho, da Gerência de Desenvolvimento Social (1995 - 1999); Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento do Maranhão (1990); Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão - Incra-MA (1991 - 1992); Superintendente de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão (1993 - 1995); Prefeito de Miranda do Norte - MA (2001 - 2004); Professor da Universidade Estadual do Maranhão – Uema (1982 - 2010);  Superintendente do Núcleo de Projetos Especiais do Estado do Maranhão – Nepe  (2005 - 2012); Professor de Economia da Universidade Ceuma (2004 - 2011); Assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão - Senar-MA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão - Faema, desde 2014.