Confea/Crea e Mútua

Sociedade

Profissionais

Estudantes

Imprensa





  • Editais de licitação
  • Biblioteca e arquivo
  • Plenário do Confea define valores de anuidades para 2017

    Brasília, 22 de setembro de 2016

    Reunidos nesta semana, conselheiros deliberam até esta sexta-feira sobre rotinas profissionais. Entre as decisões da manhã desta quinta-feira (22/9), o plenário definiu os valores de anuidade, multas e serviços para 2017. A tabela apenas foi atualizada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que, de setembro de 2015 até a presente data, foi de 9,62%. Veja como ficaram os valores:

    No caso das anuidades, o profissional pode parcelar o valor em cinco vezes. Quem pagar em cota única até 31 de janeiro recebe desconto de 15%. Quem preferir esperar até 28 de fevereiro terá desconto de 10%. Veja a resolução que regula os critérios para cobrança de anuidade.

     

    Geoprocessamento

    Ainda entre os debates da manhã, os conselheiros aprovaram o posicionamento de defender o geoprocessamento como atividade exclusiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea. A discussão teve origem de processo iniciado no Crea-AM, em que um profissional questionou edital de concurso público do IBGE para analista de geoprocessamento. Conforme a denúncia, o edital não exigiu formação na área, sendo que dos cursos das profissões abrangidas pelo Sistema constam conteúdos como topografia, geodésia, cartografia, geoprocessamento e georreferenciamento. Geoprocessamento é uma área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica, e vem influenciando de maneira crescente as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e regional.

     

    In memoriam

    Já no período da tarde, no intervalo de relato de processos das comissões Ceep e CCSS, os conselheiros federais e a mesa diretiva da sessão plenária fizeram um minuto de silêncio em lamento ao falecimento de José Maria Bezerra do Bonfim, 64 anos, ocorrido no dia 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). O engenheiro químico, que atuava na inspetoria de Crateús (CE), estava na cidade paranaense onde participava do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Internado desde o dia 3, Bomfim não resistiu às complicações de um infarto do miocárdio. 


    Beatriz Leal e Julianna Curado
    Equipe de Comunicação do Confea

    Enviar para amigo

    Notícias

    Busca

    Texto:

    Data inicial:

    / /

    Data final:

    / /


    SEPN 508 - Bloco A,
    Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
    CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
    Telefone Geral: (61) 2105-3700

    Quem é quem | Politica de privacidade | Todos os direitos reservados