Confea/Crea e Mútua

Sociedade

Profissionais

Estudantes

Imprensa





  • Editais de licitação
  • Biblioteca e arquivo
  • José Tadeu integra comitê do Fórum Mundial da Engenharia 2017

    Brasília, 3 de abril de 2017.

    José Tadeu (à esq.) e o conselheiro federal Carlos Batista das Neves
    José Tadeu (à esq.) e o conselheiro federal Carlos Batista das Neves

    O presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, irá representar o Brasil na próxima edição do Fórum Mundial da Engenharia (ou World Engineering Forum - WEF2017), programado para acontecer em novembro, em Roma. O convite partiu do Conselho Executivo da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI, do inglês World Federation of Engineering Organizations - WFEO), que está reunido em Paris nesta semana, sob a presidência do eng. mec. Jorge Spitalnik.

    O Fórum Mundial de Engenharia é promovido pelo Conselho Nacional de Engenheiros, no âmbito das Assembleias Gerais da FMOI, e neste ano terá como pauta central "Salvaguardar o patrimônio da humanidade, o grande desafio para engenheiros". O evento mostrará ao mundo a Itália como um país com uma combinação complexa e eficaz de tradição e inovação, de fabricação e serviços de inovação e de atividades de P&D de alto padrão em que a engenharia desempenha um papel estratégico.

    Veja a programação do Fórum


    Jorge Spitalnik, presidente da FMOI (terceiro da esq. para a dir.)
    Jorge Spitalnik, presidente da FMOI (terceiro da esq. para a dir.)

    O Fórum apresentará, assim, a ideia de engenharia como ferramenta para desenvolver e salvaguardar simultaneamente o patrimônio da humanidade de cada país. A programação irá sinalizar como diferentes áreas da engenharia podem ajudar a restaurar cada componente da herança da humanidade, por exemplo: ambiente natural e paisagem, áreas urbanas, património monumental e arqueológico, saúde humana, infraestruturas e tecnologias para uma vida saudável.

    Nessa linha, desenvolvimento e conservação do patrimônio da humanidade serão as palavras-chave do Fórum, cujo objetivo será analisar desenvolvimentos recentes em diferentes setores da engenharia e as melhores práticas das aplicações tecnológicas mais relevantes relacionadas ao tema geral do evento.

     

    Reunião da WURC
    Reunião da WURC
     Água e meio ambiente

    Ainda nesta semana, o presidente do Confea participou de reunião no Comitê de Relações entre a Fmoi e as Nações Unidas (WURC), cuja missão é atuar como interface da Federação com diferentes agências da ONU e organizações intergovernamentais que exigem conteúdo, sistemas, metodologias e análises de engenharia. 

    O principal objetivo da WURC é colocar a contribuição da Engenharia na vanguarda dos esforços internacionais do Grupo Principal para o cumprimento de programas e medidas viáveis com foco no desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, questões ambientais e redução de risco de desastres. 

    A WURC também desenvolve atividades relacionadas à Conferência Rio+20 e à Pós Rio+20, devendo ter atuação no Fórum Mundial da Água 2018, que ocorerá em Brasília, em parceria  com o Confea.


    Sobre a FMOI
    A Federação é uma organização internacional não governamental que representa a profissão de engenheiro em todo o mundo. Busca incentivar seus membros nacionais, entre eles o Confea, e internacionais a contribuir para os esforços globais para estabelecer um mundo sustentável, equitativo e pacífico, fornecendo uma perspectiva internacional e mecanismos de habilitação.

    Reuniões acontecem em Paris
    Reuniões acontecem em Paris

    Fundada em 1968, por um grupo de organizações regionais de engenharia sob a égide das Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Paris, a FMOI reúne organizações nacionais de engenharia de mais de 90 nações e representa cerca de 20 milhões de engenheiros de todo o mundo.

    A organização representa a profissão de engenheiro internacionalmente, fornecendo o conhecimento técnico e a liderança da profissão para ajudar as agências nacionais a escolher opções políticas adequadas que abordam as questões mais críticas que afetam países do mundo. Entre outros objetivos, tem como missão melhorar a prática da engenharia, disponibilizar informações sobre engenharia aos países do mundo e facilitar a comunicação entre seus países membros sobre as melhores práticas mundiais em atividades de engenharia chave, abordar a questão de quais políticas públicas precisam ser implementadas.

    Equipe de Comunicação do Confea

    Com informações da FMOI


    Enviar para amigo

    Notícias

    Busca

    Texto:

    Data inicial:

    / /

    Data final:

    / /


    SEPN 508 - Bloco A,
    Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
    CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
    Telefone Geral: (61) 2105-3700

    Quem é quem | Politica de privacidade | Todos os direitos reservados