Confea/Crea e Mútua

Sociedade

Profissionais

Estudantes

Imprensa





  • Editais de licitação
  • Biblioteca e arquivo
  • Atividades práticas e noções de controle social encerram treinamento

    Brasília, 12 de janeiro de 2018

    Simulação de votação eletrônica envolveu novos conselheiros
    Simulação de votação eletrônica envolveu novos conselheiros

    “Tecnologia” e “controle social” marcaram os últimos momentos do treinamento dos novos conselheiros federais, realizado desde segunda-feira, no Confea.

    O gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Raul Reis, apresentou conquistas do setor. "Nos últimos meses, adquirimos novo storage, novo servidor, firewall de última geração (que é um sistema muito importante de segurança). Esses equipamentos já estão instalados e em funcionamento".

    Raul também mencionou a contratação de uma fábrica de software, que, atuando diretamente no Confea, está desenvolvendo um novo sistema de passagens e diárias, entre outros produtos. 


    Assessora do Plenário Clécia de Abrantes
    Assessora do Plenário Clécia de Abrantes

    Após a explanação de Raul e do Superintendente de Estratégia e Gestão, Flavio Alpino, os conselheiros obtiveram orientações práticas de como funciona uma Sessão Plenária - desde a convocação até o momento de votação. 

    Com auxílio de profissionais de Tecnologia da Informação, a assessora do Plenário, Clécia de Abrantes, simulou uma votação eletrônica de processo, principal atividade das Sessões Plenárias, e aproveitou para esclarecer dúvidas dos novos conselheiros.

    Agente público

    O Subprocurador Consultivo do Confea, João Augusto de Lima, falou sobre “O Papel do Agente Público”. Os conselheiros foram esclarecidos sobre o conceito expresso na doutrina jurídica e na Lei 8429/1992 e receberam a informação de que suas atuações se assemelham a de agentes políticos.

    Subprocurador consultivo João Lima
    Subprocurador consultivo João Lima

    “No entanto, os conselheiros não possuem superiores hierárquicos. Há uma repartição de competências, sem vínculos de subordinação”. Já a responsabilidade do agente público, se houver dolo ou culpa, segundo João Augusto Lima, refere-se aos níveis cível, penal e administrativo, conforme a lei 8.112/1990. Ele também citou trechos da Resolução 1015/2006, Regimento Interno do Confea, que estabelece as competências dos conselheiros.

    Um aprofundamento sobre esse papel de agente público dos conselheiros foi apresentado pelos gerentes da Controladoria e da Auditoria do Confea. Com a contribuição do Gerente de Planejamento e Gestão, Alexandre Borsato, Osmar Alves de Carvalho e William Kuhlmann apresentaram planilhas de prestação de contas, inclusive junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

    Transparência

    O gerente da Controladoria destacou os diferentes momentos do controle social, lembrando que os agentes públicos devem cumprir suas atividades com eficiência, probidade e prestação de contas, buscando o interesse público e a transparência. “Os conselheiros tomam conhecimento das contas dos Creas e do Confea, que têm um mérito mais financeiro e patrimonial do que jurídico e também são uma responsabilidade do plenário”.

    Gerente da Controladoria do Confea Osmar Alves de Carvalho
    Gerente da Controladoria do Confea Osmar Alves de Carvalho

    Ele informou que a Controladoria atua também como uma Corregedoria e ressaltou o papel das auditorias internas e externas, passíveis de sanções administrativas e de proporcionar melhorias gerenciais, apresentando um quadro com a prestação de contas dos Creas no TCU. 

    ”A auditoria faz relatórios com recomendações, em linha com as orientações da CGU (Controladoria Geral da União). O relatório do Confea embasa o posicionamento da CCSS (Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema)”, disse.

    Gerente da Auditoria do Confea William Kuhlmann
    Gerente da Auditoria do Confea William Kuhlmann

    “Fiscalizamos o cumprimento dessas recomendações, não só em nível financeiro, mas também orçamentário, contábil e institucional”, reforçou o gerente William Kuhlmann. “Os órgãos de controle estão cada vez mais atuantes, promovendo auditorias ordinárias”, acrescentou.

    Equipe de Comunicação do Confea

     

     

     

     

    Leia mais:

     

    Novos conselheiros falam sobre suas expectativas para o mandato

     

    Novos conselheiros seguem em orientações sobre o Federal

     

    Novos conselheiros se capacitam para primeiras plenárias do ano

     

     

    Equipe de Comunicação do Confea


    Enviar para amigo

    Notícias

    Busca

    Texto:

    Data inicial:

    / /

    Data final:

    / /


    SEPN 508 - Bloco A,
    Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
    CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
    Telefone Geral: (61) 2105-3700

    Quem é quem | Politica de privacidade | Todos os direitos reservados