Soea

Reconstrução do Brasil: Carta de Maceió marca posicionamento

A cerimônia de encerramento da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, na noite do dia 24 de setembro lotou o auditório principal do Centro de Convenções Ruth Cardoso, na capital alagoana. Como acontece todos os anos, a solenidade teve início com a leitura do documento final do evento: a Carta de Maceió, assinada pelo colegiado das entidades nacionais que integram o Sistema Confea/Crea.

A Carta, cuja leitura na solenidade foi acompanhada atentamente pelo público, destaca o “deliberado desmonte da economia nacional e do patrimônio público” e defende que “é necessário que o Brasil preserve a Democracia e reencontre o seu destino”.

Leia a carta na íntegra

 

Realizada “em tempos marcados por enormes incertezas e pelo retrocesso generalizado” – como coloca a Carta de Maceió –, a 75ª Soea reuniu, durante quarto dias, perto de três mil profissionais da área tecnológica nacional, entre engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos e geógrafos e proporcionou radiografias das áreas em que atuam, permitiu a troca de experiências e de soluções para questões comuns. A edição de 2019 da Semana será realizada em Palmas (TO).

 

Álbum de fotos do evento

Cobertura jornalística

Boletim com resumo do evento

 

Profissionais do ano

Em 2018, o Sistema Confea/Crea e Mútua rendeu homenagens a 24 profissionais e a três instituições como reconhecimento das contribuições relevantes ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes e ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Medalhas do Mérito são entregues aos homenageados em vida, e os nomes dos profissionais póstumos são inscritos no Livro do Mérito. Já as Placas de Menção Honrosa são destinadas a entidades de representação profissional, ensino e pesquisa. Confira um pouco da trajetória dos homenageados deste ano:

 

 

 

Engenharia e ética

Anualmente, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, dos quatro cantos do país, se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. É a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que, em 2018, em sua 75ª edição, teve como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. A 75ª Soea foi realizada em Maceió (AL), de 21 a 24 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, onde foram recepcionadas mais de três mil pessoas.

Foi realizado, também, durante a Semana, o V Contecc (Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia), que já foi incorporado à programação oficial. O Congresso promoveu debates com riqueza de conteúdo, além da divulgação dos trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras.

 

Maceió
Um pedacinho do paraíso aos seus pés. São 40 Km de litoral e 22 Km² de lagoas, despertando paixão por sua beleza natural, cultural e sua história. Somos o berço de grandes personalidades brasileiras, como Zumbi dos Palmares, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Djavan e tantos outros. E, neste ano, foi nesta cidade que o Sistema Confea/Crea e Mútua realizou o maior evento da área tecnológica do Brasil. Tudo para discutir soluções para a retomada do nosso desenvolvimento.

Conhecida como o “Paraíso das Águas” e também considerada o “Caribe Brasileiro”, com 202 anos de vida, Maceió possui belezas que vão além das lagoas, do mar que mescla vezes o azul-turquesa, vezes o verde-esmeralda e das belas praias decoradas por jardins de coqueirais. A capital alagoana dispõe de museus, galerias de arte, bairros históricos como Jaraguá e Centro, que preservam a engenharia e arquitetura dos casarios, igrejas da região. Sem falar na cultura maceioense, que é expressiva e marcante. Entre as manifestações folclóricas mais conhecidas, há os folguedos como: Bumba Meu Boi, Coco de Roda, Guerreiro, Pastoril e Reisado.

 

 

 



SEPN 508 - Bloco A,
Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
Telefone Geral: (61) 2105-3700

Quem é quem | Politica de privacidade | Todos os direitos reservados