Comissão do Mérito

A Comissão do Mérito, instituída segundo os preceitos da Resolução nº 1.085, de 2016, possui o objetivo precípuo de homenagear com a Medalha do Mérito e inscrição no Livro do Mérito aqueles que de alguma forma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea.

São merecedores da distinção com a Medalha do Mérito os profissionais, os conselhos de fiscalização profissional, as entidades de classe e as instituições de ensino. São inscritos no Livro do Mérito os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema Confea/Crea ao profissional e aos familiares.

Processo de Escolha

O Confea, anualmente, pode conferir até 12 (doze) medalhas do mérito e inscrever 12 (doze) nomes no Livro do Mérito. Esses números podem ser ampliados por decisão do Plenário do Confea, mediante justificativa fundamentada da Comissão do Mérito.

As indicações para a Medalha do Mérito e para inscrição no Livro do Mérito são apreciadas, no Confea, pela Comissão do Mérito que delibera e encaminha o assunto ao Plenário. Após a aprovação das indicações, o presidente do Confea comunica ao agraciado ou à sua família a decisão do Plenário, bem como os convida para a solenidade de premiação.

A premiação se concretiza durante a realização da Soea – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, buscando o resgate da história do sistema profissional, homenageando as lideranças empreendedoras, inclusive as já falecidas, assim como o reconhecimento das contribuições relevantes dos profissionais ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes, e ao desenvolvimento socioeconômico da Nação.

Histórico

A Medalha e o Livro do Mérito foram instituídos pela Resolução nº 118 do Confea, em 11 de dezembro de 1958, assinada pelo então Presidente, engenheiro Adolfo Morales de Los Rios Filho. Naquele momento foi criada a Comissão do Mérito.

O Dia do Engenheiro e do Arquiteto, 11 de dezembro, foi escolhido como a data para homenagear com a inscrição no livro e para a entrega das medalhas. Os primeiros agraciados com a Medalha do Mérito foram o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, o engenheiro Octávio Marcondes Ferraz e o arquiteto Lúcio Costa. No Livro do Mérito, os homenageados inscritos foram o engenheiro José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, e o engenheiro Alfredo d´Escragnolle Taunay, Visconde de Taunay.

Em 12 de dezembro de 1986, a Resolução nº 320 revogou a anterior, reformulando a entrega das homenagens aos profissionais escolhidos pela Comissão do Mérito, passando os galardoados com a Medalha do Mérito e os familiares dos inscritos no Livro do Mérito a receberem o diploma na sessão solene de instalação da Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia - SOEA. Naquele ano, a cidade de Curitiba, no Paraná, sediou a 43ª SOEAA.

Em 14 de julho de 1991, a Resolução nº 356 passou a regulamentar os procedimentos relativos às homenagens, desburocratizando o processo de indicação das pessoas ou entidades que receberiam a distinção máxima do Sistema Confea/Crea. Nesse ano, as homenagens foram feitas na 48ª SOEA, realizada na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Com o objetivo de aperfeiçoar a concessão da Medalha do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito, de forma que ao mesmo tempo fosse simples e permitisse o aprimoramento na avaliação dos méritos do candidato à homenagem, a Resolução nº 399, exarada em 6 de outubro de 1995, introduziu algumas inovações e revogou a Resolução nº 356, de 1991. Nessa ocasião, foi realizada a 52ª Soea na cidade de Blumenau-SC.

A Comissão do Mérito, ao longo de todos esses anos, com empenho, dedicação e imparcialidade, vem desenvolvendo um importante trabalho na escolha de profissionais, entidades de classe, instituições de ensino e conselhos profissionais que, por expressivos serviços prestados ao Sistema Confea/Crea, às profissões, à regulamentação profissional, ao aprimoramento técnico-profissional e à comunidade, são merecedores da Medalha do Mérito e da inscrição no Livro do Mérito.

Em 2017, a cerimônia de premiação foi realizada na cidade de Belém - PA, na abertura da 74ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – Soea, oportunidade em que o Sistema Confea/Crea fez reverência aos profissionais e instituições que se destacaram por suas ações e obras em benefício da sociedade brasileira.


Notícias relacionadas

- 10.8.2017 - Livro Láurea ao Mérito 2017: registro da história de uma tradição

- 28.4.2017 - Plenário aprova homenageados do Mérito

- 20.3.2017 - Medalha do Mérito: última semana para indicar profissionais

- 3.3.2017 - 24 de março é a nova data para envio de indicações às honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua

- 31.1.2017 - Em 2017, Creas têm até 10 de março para indicar nomes para receber as honrarias do Sistema Confea/Crea
- 6.9.2016 - Livro Láurea ao Mérito já integra o acervo do Confea
- 20.5.2016 - Plenário aprova nomes indicados pela Comissão do Mérito

- 15.3.2016 - Comissão do Mérito alerta sobre prazo para indicações à Medalha e ao Livro do Mérito
- 17.9.2015 - Medalha do Mérito: encontro finaliza homenagens
- 16.9.2015 - Sistema reconhece o trabalho de 24 brasileiros em favor do desenvolvimento tecnológico nacional
- 29.5.2015 - Láurea ao Mérito homenageará 24 profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua

- 25.5.2015 - Honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua: Comissão do Mérito apresenta selecionados para aprovação do plenário
- 20.3.2015 - Comissão do Mérito promove primeira reunião de 2015

 

Última atualização: 12 de dezembro de 2017



SEPN 508 - Bloco A,
Ed. Confea - Engenheiro Francisco Saturnino de Brito Filho
CEP: 70.740-541 - Brasília, DF
Telefone Geral: (61) 2105-3700

Quem é quem | Politica de privacidade | Todos os direitos reservados