Comissão de Ética: defesa de um único alinhamento

Brasília, 29 de março de 2019.
 
Natural de Betim (MG), a eng. civ. Flávia Roxin Bretas (Crea-MG), 43 anos, assumiu pela primeira vez a coordenação regional e nacional das Comissões de Ética dos Creas (CNCE). Eleita em fevereiro último, durante a realização do Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, onde se registrou em 2003, Flávia se formou em 2001 pela PUC do Coração Eucarístico, de Belo Horizonte.
 
Tendo atuado como coordenadora-adjunta da CNCE em 2018, Flávia já conhece a pauta de temas prioritários a serem tratados pelas comissões regionais. Confira na entrevista a seguir.

 

 

 

Confea – Dentre os assuntos tratados pela câmara, qual  a senhora acha que precisa de um olhar mais urgente  apurado?
Flávia -
A lista é grande. Trabalhamos por denúncia e por fiscalização. Hoje já autuamos direto e não só notificamos as obras e empreendimentos que não indicam um profissional responsável com a Anotação de Responsabilidade Técnica, a ART, devidamente preenchida e declarada.

Confea - Para este ano, o que a senhora destacaria no plano de trabalho da Câmara?
Flávia –
Defendo o alinhamento das comissões de todos os Creas, com um mesmo rito de procedimentos e trâmites. Os regimentos das Comissões de Ética diferem uns dos outros e acredito que um único documento facilitaria o entendimento e a atuação de todas. Defendi isso desde o ano passado, quando atuei como adjunta da CNCE. Em Minas, o coordenador de ética não é renovado a cada ano. O mesmo pode permanecer na coordenação durante todo o seu mandato. Acredito que isso garante soluções de continuidade para muitas das ações desenvolvidas.

Confea – Quais são as suas perspectivas à frente da coordenação?
Flávia –
As perspectivas são as melhores. 50% da coordenação das Comissões Regionais de Ética foram renovados e é grande a disposição para realizarmos um trabalho sério e eficiente.

 
Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea