Confea e Creas trabalham integrados na realização do Prodesu

Brasília, 11 de dezembro de 2019.

Em sua última reunião do ano, o Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) fez um balanço dos trabalhos de 2019 que, na avaliação do presidente do Confea, “foram executados brilhantemente e de forma responsável” pela equipe da Gerência de Desenvolvimento Institucional do Confea (GDI), com apoio dos Creas. “Temos equipes ótimas, de confiança e com muitos talentos que atuam nos processos do Prodesu dentro do Confea e em todos os Creas”, valorizou Joel Krüger.

Conselho Gestor e equipes do Confea e dos Creas que trabalham com o Prodesu

 

Até o dia 3 de dezembro, o Confea liberou R$ 46,7 milhões em recursos para os Conselhos Regionais investirem, por exemplo, em fiscalização, treinamento, estruturação tecnológica e física das sedes e inspetorias, recuperação da capacidade de pagamento e reengenharia econômica. Esse valor foi quase três vezes maior do que o aportado no ano passado.

Da reunião desta semana, sairão 30 processos de convênios para análise da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e deliberação do plenário federal, como explicou o superintendente de Integração do Sistema. “Sob supervisão da gerente Polyana Zeller, a equipe da GDI e funcionários dos Creas Amapá, Piauí, Paraíba e Santa Catarina concentraram esforços para analisar esses processos”, comentou Reynaldo Barros, ao elogiar o desempenho do grupo que trabalhou em conjunto no Confea.

Reconhecimento também foi manifestado pelos integrantes da Conselho Gestor. “Agradeço aos funcionários que fizeram análise dos processos do Crea-AC, que foram muitos”, disse a presidente e eng. agr. Carminda Pinheiro, que teve a fala complementada pelo presidente e eng. eletric. Berilo Macedo da Silva: “O Crea-MA avançou muito em função do apoio do Confea”. Para o presidente do Crea-SC e eng. agr. Ari Geraldo Neumann, o “trabalho é realizado com competência, o que proporciona confiança e segurança aos gestores”.

Na opinião do presidente do Crea-RJ, a administração transparente do Confea tem viabilizado o diálogo direto com os Regionais sobre a liberação de recursos e implementação de melhorias. “Esse avanço tem sido possível porque os trabalhos são feitos com transparência dentro de uma gestão democrática”, enfatizou o eng. eletric. e seg. trab. Luiz Antônio Cosenza.

A diretora administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) também parabenizou o presidente do Confea por permitir a aproximação entre o Federal e os Regionais. “É uma relação humanizada de mão-dupla em que há o compromisso entre as pessoas”, pontuou a eng. agr. Giucelia Figueiredo.

Sustentabilidade econômica e social
O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) tem como objetivo angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros para custear programas voltados à promoção da sustentabilidade econômica, financeira e social dos Creas e às ações para uniformização de procedimentos no cumprimento de sua missão.

O Prodesu está estruturado em quatro linhas de atuação (representação institucional, estruturação, melhoria e recuperação da gestão), que se subdividem em 15 programas, sendo os de Recuperação da Capacidade de Pagamento dos Creas e para Reengenharia Econômica, Financeira e Administrativa dos Creas as novidades de 2019.

 

Integram o Conselho Gestor do Prodesu:

  • Presidente do Confea: eng. civ. Joel Kruger
  • Coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS): eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos Filho
  • Conselheiros federais indicados pelo Plenário do Confea: eng. eletric. Inarê Roberto Rodrigues Poeta e Silva
  • Representante da Mútua: eng. agr. Giucelia Figueiredo

Cinco presidentes de Crea indicados pelo Colégio de Presidentes, sendo um representante de cada região geográfica do país:

  •   Região Norte: eng. agr. Carminda Luzia Silva Pinheiro
  •   Região Nordeste: eng. eletric. Berilo Macedo da Silva
  •   Região Centro-Oeste: eng. agr. João Pedro Valente
  •   Região Sudeste: eng. eletric. e seg. trab. Luiz Antônio Cosenza
  •   Região Sul: eng. agr. Ari Geraldo Neumann

 

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea