Confea participa de audiência sobre afundamento do solo em Maceió

Brasília, 8 de novembro de 2019.

A comissão externa criada pela Câmara dos Deputados para acompanhar os danos causados pelo afundamento do solo em bairros de Maceió (AL) realizou audiência pública na manhã da quinta-feira (7).

Conselheiro Waldir, que cooordena o GT Abalos Sísmicos, em audiência na Câmara dos Deputados

O conselheiro federal, geol. Waldir Duarte Costa Filho, participou da agenda que teve a presença também do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago, e do presidente da empresa Braskem S.A., Fernando Musa.


De acordo com o deputado JHC (PSB-AL), que solicitou o debate, a proposta é identificar os motivos pelos quais tem se observado o afundamento no solo dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bom-Parto e Bebedouro. "O objeto deste colegiado é acompanhar a gravíssima situação que atravessa parcela significante da capital alagoana", declarou.

Assista à audiência pública

Para o conselheiro Waldir, que é também coordenador do Grupo de Trabalho Abalos Sísmicos em Maceió, do Confea, a audiência foi muito proveitosa. “A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) apresentou uma pequena, mas proveitosa atualização de dados já entregues por ela quando de sua apresentação ao GT Abalos Sísmicos.”, disse Waldir.

Na avaliação do conselheiro, para os moradores audiência também foi produtiva, pois estavam representados por líderes de movimentos sociais, como o SOS Pinheiro, e tiveram voz para desabafarem e cobrarem. Segundo Waldir, eles ouviram do presidente da Braskem que a empresa está disposta a não só pagar pelos estudos necessários, como também por indenizações, caso necessário. Quando finalizada a audiência pública, o conselheiro foi conversar com os deputados federais de Alagoas, JHC (PSB) e Marx Beltrão (PSD), também pertencentes à comissão externa da Câmara dos Deputados e colocou à disposição, após aprovação pelo Plenário do Confea, em dezembro deste ano, o relatório do GT sobre Abalos Sísmicos em Maceió (AL).

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Câmara dos Deputados