Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil - Confaeab

Fundação: 1927
Localização: Brasília, DF
Indicação: Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil - Confaeab


Perfil

Agricultura, Agroindústria, Agronegócio, Agronomia, Agropecuária e Associações: esses quatro "A"s compõem a logomarca da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab, que recebe menção honrosa do Sistema Confea/Crea e Mútua no ano em que completa 90 anos. A entidade recebeu esse nome em 1999, mas é resultado de uma jornada que se iniciou em 1927, com a criação da Sociedade Brasileira de Agronomia (SBA).

Antes mesmo do movimento de 1930 - que lançou as bases do sindicalismo único por profissão no Brasil - professores e funcionários do Ministério da Agricultura fundaram a SBA para promover a criação de associações de lavradores, e colocá-los em contato direto com agricultores, a fim de aperfeiçoar a produção rural. Para alcançar o objetivo, a Sociedade se firmou como porta-voz da categoria, por meio da expansão nacional de suas bases e da pressão política - em matéria de agricultura - junto ao Estado.

Seis anos depois da fundação da Sociedade, no dia 12 de outubro de 1933, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamentou a profissão de agrônomo. Em 1935, a SBA promoveu, em Piracicaba, o primeiro Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que em 2017 realiza sua 30ª edição. 

Entre as décadas de 1930 e 1960, as prioridades da Sociedade foram a defesa sanitária vegetal, a propaganda sobre a utilização de fertilizantes e o incentivo à produção de novos tipos de fibras vegetais. À época, a SBA atuava em sintonia com o Ministério da Agricultura, cujas políticas destinaram-se, justamente, à diversificação agrícola nacional, mediante o fomento à produção de novos itens exportáveis de valor comercial, como fibras, oleaginosos e matérias-primas para indústrias de tintas e corantes. 

Em 1963, a Sociedade Brasileira de Agronomia foi promovida a federação (Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil), que, posteriormente, em 1999, ganhou o status de confederação. Para valorizar os profissionais da Agronomia, atualmente a Confaeab estimula a criação de bolsas de estudo e a produção de literatura técnica; encaminha propostas ao poder público sobre questões agronômicas e sociais; e promove, bienalmente, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA).