Conselheiro promove debate sobre pesquisa agronômica paranaense

Conselheiros federais engenheiros agrônomos Annibal Margon, João Bosco de Andrade, Evandro Martins e Luiz Antonio Lucchesi

 

Uma programação bastante prestigiada, organizada pelo coordenador do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná, o conselheiro federal Luiz Antonio Lucchesi, toma o auditório do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná – UFPR, a partir de 15h, desta segunda (6), na abertura do XLI Ciclo de Atualização em Ciências Agrárias, promovido pelo curso até o final da semana.

A programação de abertura contará com especialistas como o ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves. Responsável pela palestra de abertura do evento, ele falará sobre o tema “O agronegócio brasileiro nos próximos 50 anos e o papel da pesquisa”. Tema que complementa a proposta da programação de abertura do Ciclo, intitulada “O Futuro da Pesquisa Agropecuária no Paraná: Que rumos tomaremos?”.

O coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCAGRO), Kléber Santos, os conselheiros federais engenheiros agrônomos João Bosco Andrade, Evandro Martins e Annibal Margon, e ainda o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, foram convidados a participar do evento.

Nesse momento, o Estado do Paraná discute a fusão do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) com a Emater – PR. E a programação do evento pode ampliar essa discussão em torno das políticas públicas para a área com o governo,  a iniciativa privada e o terceiro setor, conforme explica o conselheiro federal, professor e coordenador do curso de Agronomia da UFPR, Luiz Antonio Lucchesi.

Visão histórica para o futuro

Lucchesi ao lado do ex-presidente da Embrapa Eliseu Alves

“Temos observado a degradação de instituições como o Iapar e a venda de outras como o Coodetec para grupos internacionais, extinguindo ou alterando linhas de pesquisa de curto, médio e longo prazos, importantes para o agronegócio brasileiro. O governo noticiou essa fusão e nós da universidade e os parceiros do projeto de extensão Agronomia e Sustentabilidade, nos preocupamos com a visão em torno da pesquisa agropecuária nos próximos 50 anos. Então, mais importante que a condução gerencial, é a visão estratégica, a visão de Estado para a pesquisa agropecuária. Por isso, chamamos essas pessoas que têm  uma visão histórica nacional da questão, como o doutor Eliseu Alves, o segundo presidente da Embrapa, o professor Edelclainton Daras, que foi o coordenador do projeto Ridesa, Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético, que vai falar sobre a pesquisa agropecuária em cana de açúcar e o papel das universidades no contexto paranaense e nacional”, considera.

 

 

 

Participação estratégica do Paraná no sistema nacional de pesquisa agropecuária é ressaltada por Lucchesi

 

Tema estratégico

O evento tratará ainda sobre “Governança da Pesquisa Agropecuária no Paraná”, pelo pesquisador da área de sócio-economia do Iapar,  engenheiro agrônomo Tiago Pellini. E também sobre o “Sistema Seagri do Estado do Paraná: aspectos conceituais e práticos da proposta do Governo Ratinho Jr”, a ser abordado pelos engenheiros agrônomos Rafael Llanillo e Natalino Avance de Souza, diretor presidente do Iapar.
 
“Trata-se de um evento com amplitude nacional, por conta da pesquisa agropecuária do Paraná, que faz parte do sistema nacional de pesquisa agropecuária. O Crea-PR está apoiando essa iniciativa porque as informações geradas pela pesquisa agropecuária são a base do trabalho dos profissionais. Pesquisa essa que também é desenvolvida por muitos profissionais do Sistema, sendo estratégico não só para o estado do Paraná, como para todo o país”, diz, considerando esta também uma forma de aproximar a Academia do sistema profissional.

Equipe de Comunicação do Confea