Crea-RO e Embaixada da Guiana discutem possível Termo de Cooperação Técnica


Representando o Conselho Regional de Engenharia e agronomia de Rondônia (Crea-RO), o conselheiro Eng. Ftal Ailton Pacheco Dias, visitou no dia 13 de fevereiro, a Embaixada da República Democrática  da Guyana no Brasil. O engenheiro foi recebido pelo representante diplomático da Guiana no Brasil, embaixador George Wilfred Talbot e o secretário, Jevon Rodrigues.

Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de um termo de cooperação técnica entre os países vizinhos, nas áreas de engenharia, tecnologia, agricultura, meio ambiente, estudo e capacitação dos profissionais da Guiana.  

O presidente do Crea-RO, eng. ftal Carlos Xavier, ressaltou a importância do diálogo entre a embaixada, agradecendo a representação do Conselho. “Temos o maior interesse de abrir as portas para profissionais de outros países. O Confea está fazendo um estudo e o Crea-RO está dando subsídio para que possamos no futuro fazer um termo de cooperação técnica, com ajuda mútua da Bolívia, que é um País vizinho também, no sentido de possibilitarmos que profissionais do Brasil possam exercer suas atividades de engenharia entre os países. É um trabalho de cooperação, de troca, de conhecimento muito importante para a engenharia, porque leva conhecimento daqui e traz conhecimento de lá”, explicou Xavier.

“Essa visita é muito importante para a aproximação na área da engenharia e da tecnologia com a Guiana. Dentro de uma perspectiva de crescimento de um termo de cooperação técnica com o país, será a possibilidade de  formação dos profissionais, tanto brasileiros como da Guiana, com capacitação, formação técnica, pós-graduação, para que enriqueça os profissionais da engenharia brasileira juntamente com os profissionais da Guiana, onde  há a perspectiva de crescimento econômico do país acima de 10%, e é bem nosso vizinho”, declarou Pacheco.

A Guiana é um país Sul-americano / Caribenho com, aproximadamente, 215000 quilômetros quadrados de extensão e uma rica paisagem. O País é formado por três municípios: Demerara, Berbice e Essequibo. No primeiro encontra-se a cidade de Georgetown, a capital do País e a base de estada da maioria dos turistas.
 

Fonte: Crea-RO