Creas podem pleitear até 31/1 recurso do Prodesu para realizar eleições


Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia interessados em utilizar o recurso do Prodesu na realização das eleições 2020 para os cargos de presidentes de Creas e conselheiros federais têm até 31 de janeiro para encaminhar projetos ao Confea.

A verba de Representação Institucional – Eleições, que integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu), pode custear ações de divulgação do processo eleitoral junto à comunidade profissional, podendo, por exemplo, ser utilizada no pagamento de reprodução de material gráfico para operacionalização da eleição. O recurso pode ainda subsidiar o transporte de urnas ou pessoas designadas pela Comissão Eleitoral Regional (CER) para os locais de votação.

Além de contribuir na logística e organização do pleito, o Programa de Representação Institucional – Eleições cumpre a meta de ampliar a participação dos profissionais na escolha de seus representantes dentro do Sistema Confea/Crea.


Conheça a Decisão Normativa nº 88 e o Anexo II, que tratam da Representação Institucional - Eleições


Baixe aqui os modelos de planilhas, planos de trabalho e de propostas


Confira a PL 2291/2019 e saiba quais os Creas participantes do Prodesu em 2020


Mútua
Já as despesas relativas ao processo eleitoral da Diretoria da Caixa de Assistência dos profissionais do Crea serão custeadas pela Mútua, mediante convênio. Para isso, o Conselho Regional deverá apresentar plano de trabalho à Mútua em até 120 dias antes do pleito, como determina a Resolução nº 1117/2019, do Confea.

Agenda eleitoral 2020
Neste ano, as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua irão acontecer em 3 de junho. A decisão por realizar o pleito mais cedo se deu por conta das eleições municipais de 2020, que acontecerão em 4 de outubro. Para que os Creas possam utilizar as urnas eletrônicas disponibilizadas pela justiça eleitoral, as eleições do Sistema devem ocorrer até no máximo 120 dias antes do pleito para prefeituras e câmaras de vereadores.

Acesse o calendário eleitoral 2020


Equipe de Comunicação do Confea