Dia do Engenheiro é comemorado com Sessão Solene na Câmara Legislativa do DF

Brasília, 9 de dezembro de 2019.

A solenidade contou com a participação da presidente do Crea-DF, eng. Fátima Có, do Conselheiro Federal do Confea eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira, do Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-DF) e Diretor de Planejamento do Crea-DF, Gutemberg Rios, do Diretor Técnico da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Fernando Caramaschi Borges e do Presidente do Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar (Sindratar-SP), Carlos Trombini.

Em comemoração ao Dia do Engenheiro, que será no próximo dia 11 de dezembro, o Deputado Distrital, Reginaldo Sardinha (Avante), promoveu na noite da sexta-feira (06/12), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, uma sessão solene para homenagear os profissionais da engenharia.

Na ocasião, o deputado Reginaldo Sardinha, que conduziu a solenidade, agradeceu a participação dos presentes e falou da importância do trabalho dos engenheiros para crescimento tecnológico. “Estou muito honrado em promover esse evento aqui na casa do povo, o papel do engenheiro é fundamental para que possamos avançar”, defendeu Reginaldo.

A presidente do Crea-DF, Fátima Có falou da paixão que tem pela engenharia. “Esse momento é muito importante para fortalecer as engenharias, nossas atividades estão presentes em tudo, mas fico muito triste porque infelizmente estão passando despercebida, só tem sido lembrada nos sinistros. Temos que nos fazermos presentes, ocupar os nossos lugares, protegendo realmente a sociedade e mostrando quão fundamentais nós somos”, disse Fátima e ao final apresentou um vídeo em homenagem ao dia do engenheiro.

Em seu discurso Zerisson de Oliveira agradeceu o incentivo da Câmara Legislativa. “Historicamente, estas três palavras, Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento, caminham juntas. E contar com mais esse incentivo renova as nossas energias para continuarmos lutando para que o país siga em direção ao crescimento, por meio de uma conduta pautada na ética e na técnica”, disse Zerisson e finalizou falando que a engenharia brasileira precisa superar alguns desafios, entre eles, a necessidade de valorização do exercício regulamentado.

Gutemberg Rios, emocionado, conduziu um discurso em agradecimento. “Fico surpreso e ao mesmo tempo extasiado ao ver um público misto, entre sêniores, plenos e jovens ainda em formação, isso nos acalenta a alma e nos dá forças para diariamente lutarmos por uma engenharia melhor, mais humanitária. A engenharia, seja pelo avião, rádio ou celular foram concebidas para nos aproximarmos. Por meio da atuação do nosso conselho profissional, a Engenharia brasileira contribui para a evolução de toda a sociedade”, finalizou Gutemberg.

Após os discurso 26 engenheiros e 4 instituições receberam moções de louvor e 29 receberam certificados de honra ao mérito.

Assessoria de Comunicação do Crea-DF