Engenharia que move as 30 ‘capitais’ do Paraná

Curitiba é a Capital do Paraná, estado com mais de 11,4 milhões de habitantes, segundo a última estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O título foi conquistado porque é na cidade curitibana que reside o governo estadual e todos os organismos da administração pública. Mas, o quinto estado mais populoso do Brasil tem outros municípios que conquistaram o mesmo ‘status’ devido a atividade econômica ou costume dos moradores. Os títulos aprovados na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) ou no Senado Federal funcionam como estratégia para movimentar a economia local.


Em levantamento inédito, o Crea (Conselho e Engenharia e Agronomia do Paraná) identificou entre os 399 municípios do Paraná que pelo menos 30 têm títulos de ‘capitais estaduais ou nacionais’, por exemplo: Marialva, é a Capital da Uva Fina; Guarapuava é a Capital da Cevada e do Malte; Jaboti é a Capital do Morango e Carlópolis é a Capital da Goiaba. Neste contexto, a Engenharia contribui de forma direta com o desenvolvimento econômico dos municípios paranaenses, desde o plantio até a industrialização. No caso das cidades com ‘vocação’ para o campo, a participação dos profissionais é ainda maior.


No Noroeste, uma das cidades que se tornaram referência pela vocação rural é Marialva, a Capital da Uva Fina do Paraná, que teve sua colonização iniciada em 1940. O município é considerado o maior produtor da cultura no estado e tem como monumento um grande cacho de uva na entrada, que se tornou um atrativo turístico. De acordo com a Emater (Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), são 500 produtores da cultura em uma área de 450 hectares.

Monumento Cacho de Uva - Foto Prefeitura de Marialva


A Engenheira Agrônoma Silvia Capelari, profissional de extensão rural, explica que o título de capital permitiu um enfoque turístico para o município. “Pessoas visitam Marialva com frequência para conhecer a produção de uva e os profissionais da área e produtores buscam a troca de experiências”, destaca. Ela ainda ressalta que após o status, a cidade se transformou em um pólo de tecnologia na produção a fruta. “Hoje são produzidas uvas finas de mesa das variedades Itália, Rubi, Benitaka e Brasil; variedades da Embrapa Núbia e Vitória e também uvas rústicas como Niagara”, complementa.


Em Jaboti, cidade com quase 5 mil habitantes, a produção destaque é a de morangos. Tanto que em 2014 o município recebeu o título de Capital Paranaense do Morango. Na época, quase 25% dos moradores estavam ligados diretamente à cultura. Segundo o Engenheiro Agrônomo Maurício Castro Alves, da Emater, a cidade tem quase 200 produtores da fruta (entre meeiros e áreas próprias) que geram um VBP de R$ 38 milhões anuais, sendo a principal fonte de arrecadação municipal.

Capital Paranaense do Morango - Prefeitura de Jaboti

Guarapuava produz 40% da cevada do País e desde 2017, através da Lei nº 134/2017, a cidade passou a ser denominada a Capital Paranaense da Cevada e do Malte, estimulando ainda mais os produtores de cevada a investirem nesta área. Além da intensa produção de matéria-prima, o município também abriga a maior maltaria da América Latina, a Agrária Malte, que atende aproximadamente 30% da demanda nacional.


Em todo este processo de produção da cerveja – desde o plantio até a industrialização – o acompanhamento de um responsável técnico é fundamental para contribuir com a preservação da qualidade do produto. Neste caso específico, o conselheiro do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo e Sommelier de Cervejas e Vinhos, Paulo Rogério Borszowskei, destaca algumas modalidades das Engenharias.

Guarapuava tem cinco cervejarias certificadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Prefeitura


“A Agronomia e a Engenharia de Alimentos trabalha com a questão da tecnologia de processamento de alimentos, envolve o conhecimento prático e teórico da fermentação e manipulação de alimentos. Já a Engenharia Química, é focada nas transformações, nas questões de reação, redução e oxidação. Tendo um profissional que conheça essas áreas, a certificação e o produto terão o monitoramento da qualidade preservado”, avalia.
O Crea-PR atua fiscalizando as atividades de industrialização de cervejas. Em 2016, 28 fiscalizações deste segmento foram realizadas em todo o Paraná. O responsável por uma cervejaria deve seguir os parâmetros legais do Ministério da Agricultura, Anvisa e Inmetro, desde as normas de layout da indústria e boas práticas de fabricação, até as questões que envolvem qualidade, certificação e registro da cervejaria e do produto.
 

Maringá, Londrina e Cambé na fila de títulos
Três municípios paranaenses aguardam a votação dos projetos de lei sobre títulos de capitais nacionais e estaduais. As solicitações são recentes, todas deste ano. Maringá pode se tornar a Capital Nacional do Associativismo, Londrina a Capital Nacional da Economia Criativa e o município de Cambé, a Capital do Cadeado.


O projeto de lei que concede ao município de Londrina o título de Capital Nacional da Economia Criativa foi apresentado em agosto. Pela proposta, economia criativa é o conjunto de empreendimentos relacionados ao capital cultural, intelectual e criativo de uma região, presentes na cidade. A defesa do título de Capital Estadual do Cadeado na Alep para o município de Cambé é desde setembro. A proposta diz que a cidade tem a maior empresa do ramo de fabricação de cadeados e fechaduras do país. Já justificativa para o título maringaense em outubro está na organização cooperativista do setor. É que Maringá tem nove cooperativas com 276 mil cooperados e 5 mil funcionários.


Municípios paranaenses com títulos
Apucarana - a Capital Nacional do Boné
Arapongas - a Capital Moveleira
Barbosa Ferraz - a Capital Estadual do Crochê
Bituruna - a Capital Paranaense do Vinho
Campo Largo - a Capital da Louça e Porcelana de Mesa e da Cerâmica
Cascavel - a Capital do Oeste Paranaense
Carlópolis - Capital Nacional da Goiaba
Castro - a Capital Nacional do Leite
Cianorte - a Capital do Vestuário
Cornélio Procópio - a Capital da Mesorregião do Norte Pioneiro
Curitiba - a Cidade Sorriso e a Capital Ecológica
Fazenda Rio Grande - a Capital do Pneu
Faxinal - a Capital do Tomate na Estufa
Guarapuava - a Capital da Cevada e do Malte
Jaboti - a Capital Paranaense do Morango
Loanda - a Capital da Torneira
Mallet - Capital Estadual do Kiwi
Marialva - a Capital da Uva
Mauá da Serra – Capital do Milho
Nova Esperança - a Capital Nacional da Seda
Palmas - a Capital do Frio e da Maçã
Ponta Grossa - a Capital Cívica
Prudentópolis - a Capital do Feijão Preto
Reserva - a Capital do Tomate  
Santa Fé - a Capital da Fotografia
Sengés - a Capital da Madeira
Telêmaco Borba - a Capital do Papel
Terra Roxa - a Capital Nacional da Moda Bebê
Toledo - a Capital do Agronegócio do Paraná
Umuarama - a Capital da Amizade
 

Equipe de Comunicação Crea-PR