Formada a Frente em Defesa da Engenharia de Sergipe

 

Aracaju, 14 de junho de 2019.

Considerado um “momento histórico”, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe marcou a reunião do Colégio de Presidentes de Creas, realizada de 12 a 14 em Aracaju (SE).

Presidida pelo deputado eng. civ. Luiz Garibalde Rabelo de Mendonça (MDB-SE), a frente é composta pelos parlamentares estaduais Adailton Martins (PSD), Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PSDB), Jeferson Andrade (PSD), Zezinho Sobral (Podemos), Goretti Reis (PSD) e Samuel Carvalho (PPS).

Os parlamentares foram recepcionados por uma mesa coordenadora dos trabalhos da 3ª reunião, formada pelos presidentes do Crea-SE, eng. agr. Arício Resende Silva; Crea-PB, eng. civ. Antônio Carlos de Aragão; Confea, eng. civ. Joel Krüger e Paulo Guimarães, eng. civil que preside a Mútua, caixa de assistência.  

Para Arício, a formação da frente reflete “um trabalho que engrandece a engenharia e a agronomia nacionais”. Ele lembrou que essa articulação teve início em 2017 e que dos 24 deputados estaduais, três são profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. Arício se confessou “gratificado”, com a presença de três dos oito deputados que compõem a frente, Garibalde, Zezinho e Ailton, e adiantou que a frente sergipana já está em contato com a frente lançada no Congresso Nacional, em maio último, presidida pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE).

Quebra de protocolo
“A frente parlamentar de Sergipe é da maior importância para o estado e para a engenharia, a agronomia e as geociências “, afirmou Arício, que anunciou uma reunião com os parlamentares da frente dentro de 15 dias.

Garibalde de Mendonça, por sua vez, considerou “simbólico” o lançamento da frente ser realizado na reunião do Colégio de Presidentes:  “Quebramos o protocolo e viemos até vocês para confirmar nosso comprometimento com os profissionais dos mais variados setores”, disse o deputado, para quem a “frente vai acompanhar a política governamental,  projetos e ações  que visam à engenharia civil e à agronomia. Vamos promover debates e mecanismos de desenvolvimento”, prometeu.
 
O deputado sergipano garantiu que fará articulação com os poderes Executivo e Judiciário, “trabalhando para aumentar a efetividade das políticas”. Ao finalizar, citou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que na quinta-feira apresentou uma palestra na Assembleia Legislativa do Estado, destacando que “tudo gira nas mãos da engenharia”.  

Objetivos alinhados
Krüger, por sua vez, destacou a importância da relação do parlamento com o Sistema Confea/Crea e Mútua: “Precisamos estar alinhados, com os mesmos objetivos para atender à sociedade e ter melhoria da qualidade de vida da população”. Ele finalizou sua fala afirmando que “é preciso discutir as questões técnicas e as políticas públicas” e que “a frente é estratégica para o Sistema Confea/Crea. Estamos juntos”.

Ao se manifestar, Zezinho Sobral reafirmou “o compromisso da instalação da frente”.  Adailton garantiu que a iniciativa vai melhorar a situação dos engenheiros.  

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Lucas Aron