GT Sinapi/Sicro propõe divulgar orientações aos profissionais do Sistema Confea/Crea

Brasília, 11 de abril de 2019.

Em sua terceira reunião ordinária, o Grupo de Trabalho Avaliação das Tabelas Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e Sicro (Sistema de Custos Referenciais de Obras) definiu estratégias para levar informações sobre o assunto aos profissionais de Engenharia.

Entre as ações que o GT irá sugerir, está a divulgação do tema Sinapi/Sicro durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que irá acontecer em setembro em Palmas (TO). A proposta é contar com a expertise da Caixa Econômica e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para esclarecer o assunto para os mais de 3 mil participantes da Soea. “Pretendemos contar com essas instituições para realizar palestra de modo a difundir conhecimentos para os profissionais. Essa será a nossa sugestão”, comentou o coordenador do GT, eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto.

Outra iniciativa prevista é divulgar nos sites do Confea e dos Creas orientações relativas a diferenças de preços de insumos identificadas nos estados em relação aos preços do Sinapi e Sicro. Para a elaboração desse conteúdo, serão solicitadas contribuições às Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas relacionadas ao tema.

 

"O GT é formado pelos conselheiros federais eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto (coordenador) e eng. civ. André Luiz Schuring (coordenador adjunto), eng. civ. André Mendes, eng. civ. Paulo Vilela Dias, eng. civ. José Parzianello, eng. Reginaldo Pontes e eng. civ. Frederico Madeira (assistente técnico)"

 

Ferramentas
O Sinapi é a ferramenta oficial de previsão de preços - gerida pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - adotada pelo Governo Federal na execução de obras, contribuindo para a garantia da boa aplicação dos investimentos públicos, e é obrigatória em empreendimentos onde são investidos recursos da União.

Já o Sicro é uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para manter atualizada a definição de custos, apta para estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras.

Leia mais:
Confea recebe presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac)

Em defesa do projeto e do bom orçamento
 

Equipe de Comunicação do Confea