Hackathon de Fiscalização é o primeiro entre os Creas do Brasil

Curitiba,10 de junho de 2019.


O pré-lançamento do 1º Hackathon de Fiscalização do Crea-PR (Hackathon do Sistema) ocorreu nesta em Maringá, Paraná. A maratona será dividida em duas fases: Pré-Hackathon e Hackathon. A primeira será entre os dias 7 de julho e 7 de agosto, um mês inteiro de conversas, palestras, orientações e preparação para o evento em si, que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto. No primeiro momento serão esclarecidos os processos legais de uma entidade de fiscalização, proporcionando o nivelamento sobre a temática e preparando para a jornada puxada de trabalho. No dia do evento, será um trabalho intensivo de 30 horas, sem descanso, na busca de soluções para o problema. As inscrições começam no próximo dia 21: www.hackathondosistema.com.br.

A organização é da Aprogeo (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná), que conta com a parceria da Unicesumar e recursos do Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná). No evento, foi assinado o Termo de Fomento entre a entidade de classe e o Conselho para realização do Hackathon do Sistema. É a primeira vez, em todo o Brasil, que uma competição do tipo será realizada. A maratona marca os 85 anos do Crea-PR.

Com o tema: “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”, a maratona sugiu da busca por processos mais ágeis e soluções inovadoras tecnológicas com foco na elevação da produtividade. A estimativa de participação é de 100 profissionais das Engenharias e acadêmicos das áreas de tecnologia de todo o Estado. A partir de 7 de julho, as equipes selecionadas poderão conhecer, estudar e criar soluções de melhoria do sistema de fiscalização do órgão, que resultem em maior produtividade e segurança à população.

O presidente da Aprogeo, Jorge Campelo, reforça que as soluções tecnológicas criadas terão que resolver os problemas e desafios do dia a dia da equipe de fiscalização do Crea-PR, melhorando a produtividade e assertividade das fiscalizações. Ele destaca que a maratona não será simples. “Os inscritos terão que identificar e sistematizar o problema, antes de iniciar as criações dos produtos finais”, diz. Ainda, segundo ele, a dinâmica será dividida em partes. “As equipes de fiscais do Crea-PR estão construindo o entendimento do que seriam as principais dificuldades do órgão utilizando as metodologias Brainstorm e Gripe Jam. Este entendimento será exposto por meio de vídeos que mostrarão o problema estudado, tudo sob mentoria de quatro profissionais especialistas em hackathons”, conclui.

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha Oliveira, como o órgão cobra inovação dos órgãos públicos, também tem que dar exemplo. “Temos várias outras iniciativas neste sentido. Cito uma delas: desde 2018, todos os processos do Conselho são digitalizados, assim eu despacho documentos de qualquer lugar do Estado. Além da agilidade, a medida também trouxe economia de papel e impressão”, destaca.
Em 2018, foram mais de 22 mil fiscalizações realizadas pelo Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis) em obras e serviços, envolvendo profissionais e empresas do Paraná: Maringá (5.047), Curitiba (4.273), Londrina (4.093), Cascavel (3.697), Apucarana (2.835), Guarapuava (2.780), Ponta Grossa (2.366), Pato Branco (2.149). Este ano, a Regional Maringá lidera o ranking de fiscalizações realizadas. Foram 2.815, contra 1.961 de Curitiba e 1.596 de Londrina, segunda e terceira colocadas respectivamente.

Veja mais fotos

De acordo com o gerente regional, Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, os fiscais verificam se obras ou serviços têm responsáveis técnicos, se as empresas possuem registro no Conselho e se os profissionais de quadros técnicos trabalham habilitados. Ele ainda diz que “as fiscalizações ocorrem para que a sociedade possa contratar profissionais habilitados e empresas que tenham responsáveis técnicos e atendam à legislação”, destaca. O Crea-PR também procura garantir, via fiscalização, que os responsáveis técnicos estejam presentes e sejam atuantes nas atividades desenvolvidas.

85 anos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) completa 85 anos de atividade em 2019. Criada em 11 de junho de 1934, a autarquia pública trabalha na defesa dos interesses da profissão, regulamentando e fiscalizando a atuação de profissionais e empresas das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. O Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.
Presente em todas as cidades do Paraná, por meio das Regionais  Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, além de 35 Inspetorias, o Conselho promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 70 mil profissionais registrados. Essa descentralização dos serviços é um diferencial do Crea-PR, com o objetivo de garantir agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade.

Ao prezar pelo exercício ético da profissão, o Conselho contribui para a proteção da sociedade. Citado como modelo dentro do Sistema Confea/Crea – que abrange um universo de 1 milhão de profissionais no Brasil todo – o Crea-PR se destaca pela sua eficiência na fiscalização, agilidade e inovação. 

Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. A Regional Maringá contempla 112 municípios, conta com aproximadamente 9 mil profissionais habilitados e três mil empresas registradas. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Assessoria de Comunicação do Crea-PR