Câmaras de Segurança do Trabalho discutem ensino e redução de acidentes 

Brasília, 9 de agosto de 2019.

Durante três dias de debate em Brasília, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) elaborou nove propostas que tratam, entre outros assuntos, de normas regulamentadoras, educação, política nacional e redução de acidentes de trabalho. 

Na avaliação da coordenadora Luciana Macedo Silva, a reunião da CCEEST foi produtiva. “O grupo está coeso e trabalhou muito produzindo várias proposituras de interesse dos profissionais e da sociedade”, afirmou.

O tema ensino foi pautado na conversa entre a coordenadoria e o presidente do Confea, Joel Krüger, na manhã da sexta-feira (9), quando foi pontuada a importância do controle de qualidade na formação de engenheiros de segurança do trabalho. 

Qualidade da educação pautou diálogo entre CCEEST e o presidente do Confea. Da esq. p/ dir.: conselheiro Ronald do Monte; coord. adjunto da CCEEST, Jaques Sherique; presidente Joel; coord. Luciana Macedo; e conselheiro Carlos Laet

Sobre Ensino a Distância, foi consolidado que as disciplinas sejam, no máximo, 20% EAD. Nessa modalidade, poderão ser ministradas somente matérias complementares. Também ficou definido que os professores de conteúdos específicos necessitarão ter formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, e a instituição de ensino deverá ter, ao menos, um polo físico no Estado para recepcionar apresentações presenciais de monografia.  

 

Mais fotos no Facebook do Confea

3ª Reunião Ordinária de 2019 realizada em Brasília, entre 7 e 9 de agosto

Cooperação
Entre as iniciativas, foi proposto que o Confea firme acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a fim de mapear e desenvolver soluções para diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A coordenadoria defende a redução de 20% dessas ocorrências no Brasil. 

Também foi elaborada proposta de participação de dois membros da CCEEST no GT Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério da Economia. O objetivo é permitir que as demandas da Engenharia de Segurança do Trabalho sejam contempladas nos debates do grupo. 

Todos os assuntos discutidos nesta semana serão enviados para deliberação e aprovação da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), e posterior encaminhamento ao Plenário do Confea. A coordenadoria volta a se reunir em novembro, no Piauí.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Benício/Confea