Cidades: Tecnologia e Sustentabilidade é o próximo tema da Soea 

Brasília, 12 de dezembro de 2019.

Os debates da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) terão como tema central Cidades: Tecnologia e Sustentabilidade, como foi aprovado pelo plenário do Confea na tarde desta quinta-feira (12). Também foi deliberado o orçamento de R$ 4 milhões para subsidiar a elaboração de convênio com o Crea-GO, a fim de custear a infraestrutura física e serviços para realização do maior evento do Sistema Confea/Crea no próximo ano, entre 2 e 5 de agosto, em Goiânia (GO).  

Presidente do Crea-GO, Francisco Almeida (à dir.), na mesa de trabalhos composta pelo conselheiro Osmar Barros Junior e o presidente Joel Krüger

 

Mais fotos no Facebook do Confea

 

Divulgação
Em 2020, o Confea dará continuidade às campanhas de caráter educativo, informativo e de orientação social. As ações publicitárias do primeiro semestre propostas pela Gerência de Comunicação foram aprovadas pelo plenário e terão início já na primeira quinzena de janeiro. 

Como realizado ao longo deste ano e de 2018, a campanha irá apresentar à sociedade a importância, as atribuições e responsabilidades dos profissionais da área tecnológica que estão definidas na Lei nº 5.194/66, de modo a promover a valorização profissional e garantir a segurança e a defesa da população. 

Entre as ações, está a campanha Engenharia Transforma, que demonstra como a engenharia é importante no dia a dia das pessoas, transformando matérias-primas em produtos finais de extrema utilidade no cotidiano. A divulgação alcançará o público de 127 municípios brasileiros. 

Os grandes eventos do Sistema, como o próximo Encontro de Líderes e da 77ª Soea, também estão no planejamento publicitário do Conselho. Especialmente para a Soea, está em estudo a remodelagem da logomarca, para que seja mais moderna, com outra tipografia e novos grafismos. 

Para o Dia Internacional da Mulher, o Confea se organiza para celebrar não apenas o dia 8 de março, mas todo o mês. A iniciativa é mostrar a força das mulheres engenheiras, promovendo a igualdade de gênero e abordando a diversidade, objetivos alinhados ao Programa Mulher do Sistema Confea/Crea. Já a divulgação nas redes sociais e na rádio serão mantidas até junho. 

Nova entidade no Cden
O Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) ganhou sua 21ª credenciada, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), que teve seu pleito acatado pelo plenário do Confea nesta quinta-feira. Membro da associação, o conselheiro federal Waldir Duarte Costa Filho agradeceu a atuação ágil da Gerência de Relacionamentos Institucionais do Confea na fase de análise dos documentos da proponente. “Parabenizo a gerente Fabyola e a analista Mônica pelo trabalho que foi realizado em menos de um mês. Agradeço também os conselheiros que votaram favoravelmente à proposta”, reconheceu o geólogo Waldir Costa Filho. 

Proteção de dados
O estudo técnico-operacional para implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Sistema Confea/Crea recebeu aval do plenário. A nota técnica, elaborada por especialistas do Confea, de seis Creas e da Mútua, trata da operacionalização da Lei 13.709/2018 e adequação quanto ao tratamento de dados pessoais no Federal e Regionais, tanto nos meios físicos como nos digitais.

Parceria com o Ministério de C&T
Também foi aprovado o mérito da celebração de Protocolo de Intenções a ser firmado entre o Confea e a União, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A iniciativa irá viabilizar o intercâmbio de informações e conhecimento, cooperação mútua técnico e didático-científica. 

Internacional
O Confea agora passa a ter representantes em dois comitês da Federação de Engenheiros de Língua Portuguesa (FAELP). O conselheiro federal Osmar Barros Junior irá integrar o Comitê Mobilidade, enquanto o conselheiro Ricardo Augusto Mello de Araújo será membro do Comitê Certificação e Valorização da Atividade Profissional. 

Desde 2018, o Confea é membro da FAELP, uma federação sem fins lucrativos composta pelas Associações Profissionais de Engenharia (APE) dos países e territórios de língua portuguesa que representam os engenheiros, de acordo com as leis específicas de cada país e estatutos próprios. Tem como missão estimular, promover e uniformizar as ações e práticas dos engenheiros de países e territórios de língua portuguesa. 

Para o Conselho, a iniciativa representa uma oportunidade de estabelecer plataforma de comunicação da engenharia entre os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, bem como de divulgar aos setores econômicos nacionais as realidades socioeconômicas daqueles países, assim como revelar as oportunidades de negócios para os engenheiros e empresas de engenharia.

Outro relacionamento a ser estreitado é com a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde (OECV). Foi aprovada a efetivação do Protocolo de Intenções entre Confea e a Ordem, cuja proposta é desenvolver minuta de Termo de Reciprocidade com vistas à mobilidade profissional entre os dois países. 

Ao comentar as deliberações, o conselheiro federal Osmar Barros Junior disse que as duas propostas são desdobramentos de um trabalho em conjunto efetivado pelos conselheiros e por funcionários da GRI que integraram as missões e reuniões internacionais. “Que essas novas parcerias sejam um sucesso, assim como a firmada com Portugal”, destacou. 

Propostas do 10º CNP
Ainda nesta quinta, o plenário recepcionou as Propostas Nacionais Sistematizadas e as Moções aprovadas no 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado entre 19 e 21 de setembro passado, em Palmas (TO). Com isso, as propostas serão encaminhadas para consecução dos objetivos a que se destinam.

O CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Confira como foi a 10ª edição realizada na capital tocantinense.


Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Benício/Confea