Confea participa do Congresso Brasileiro do Concreto

Brasília, 17 de outubro de 2019.

Está sendo realizado de 15 a 18 de outubro em Fortaleza (CE), o 61º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC). Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e patrocinado pelo Confea, o Congresso firmou-se como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Durante o CBC 2019 acontecem cinco eventos paralelos sobre infraestrutura, edifícios altos, excelência construtiva, inovações tecnológicas e temas controversos, capitaneados por especialistas nos temas.

Na quarta-feira (16), o conselheiro federal eng. civ. Osmar Barros Júnior palestrou sobre “Concessão de atribuições profissionais a partir da nova concepção curricular voltada para formação por competência”. Durante a exposição, Osmar Barros compartilhou o trabalho que está sendo realizado pela Comissão Nacional Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) uma iniciativa realizada pela Conselho Nacional de Educação (CNE), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).  “Os normativos de concessão de atribuição deverão de ser alterados em função dessas novas diretrizes curriculares. O cenário aponta para a certificação, que será concedida mediante acompanhamento durante a formação do egresso até que se conclua o curso e seja certificado”, esclareceu. O conselheiro ainda falou sobre os normativos  atuais de concessão de atribuições, sobre as ações da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Confea. Osmar encerrou a palestra informado que a Comissão Nacional de Implantação das (DCNs), tem cinco subcomissões com 40 entidades colaborando e convidou os participantes do CBC a integrarem esse grupo. O especialista e integrante do Grupo de Trabalho do Confea sobre Barragens, eng. civ. José Marques Filho, também participou dessa mesa de discussão.

Além de apoiar o evento com a palestra, o Confea também marcou presença com estande onde participantes puderam conhecer mais o trabalho da instituição e esclarecer dúvidas sobre normativos e legislação relativos ao exercício profissional das atividades de Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia. Entre as publicações institucionais distribuídas, estavam edições de bolso do Código de Ética, Cartilha de Acessibilidade, folder institucional. O conselheiro do Crea-MG, Anderson Gusmão, visitou o estande e aproveitou para parabenizar o Confea.  “É muito importante ver o Confea em um evento como o CBC, é uma oportunidade de se aproximar mais das entidades e dos profissionais através da política de patrocínio e estande.”, disse Gusmão. 

Paralelo ao evento está sendo realizada a Feira Brasileira das Construções em Concreto (Feibracon). 
Saiba mais sobre a programação http://www.ibracon.org.br/eventos/61cbc/programacao_61cbc.png
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea