Confea trabalha para integrar os Creas ao Sistema Eletrônico de Informações

Brasília, 19 de agosto de 2019.

Os presidentes de Creas conheceram o formato multiórgãos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no último dia 16 de agosto, durante reunião colegiada em Natal (RN). A iniciativa tem a proposta de integrar o Confea e os Creas em um mesmo ambiente centralizado de gestão de processos e documentos eletrônicos, como pontuou o presidente do Federal. “A ferramenta é importantíssima e, por isso, será dedicada uma linha de recurso financeiro específica para este projeto, que demanda investimentos em tecnologia e capacitação”, sinalizou Joel Krüger.

A previsão, de acordo com o planejamento do Confea, é que o plano de projeto seja elaborado e encaminhado ainda neste ano para análise do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), órgão responsável pelo desenvolvimento e cessão do SEI.

Presidente Krüger (centro), durante 4ª Reunião Ordinária de 2019 do Colégio de Presidentes

Otimização 
De acordo com a funcionária do Confea que está à frente da implantação da plataforma no Federal, Cristiane de Lima, da Gerência de Planejamento e Gestão, o SEI no modelo multiórgãos será constituído de uma base única, onde os órgãos do Sistema Confea/Crea compartilharão o mesmo ambiente e seguirão os mesmos normativos de uso.

Aos presidentes regionais, Cristiane apresentou as vantagens deste formato. Entre elas, a padronização de tipos de processos, tipos de documentos e modelos de documentos; modernização dos processos administrativos com redução da burocracia; economia de recursos humanos, materiais e logísticos; aumento da segurança e recuperação da informação; transparência aos atos de gestão; otimização de fluxos processuais; e agilidade na tomada de decisão.

Cristiane de Lima apresentou o SEI multiórgãos aos presidentes de Creas

Reconhecendo os benefícios da plataforma, o coordenador do Colégio de Presidentes (CP) ressaltou que o SEI é compatível com o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac). “É uma ferramenta de processo eletrônico que irá se somar ao Sitac, para dar garantia à autenticidade dos documentos digitais”, observou o eng. civ. Antonio Aragão.

Confira palestra sobre o SEI multiórgãos 

Plano de projeto
Ainda durante a 4ª Reunião do CP, na capital potiguar, foi solicitada aos Creas a indicação de quatro representantes para compor o Grupo Técnico Operacional (GTO), que será integrado também por cinco funcionários do Confea. A equipe terá a meta de elaborar o plano de projeto de adoção do SEI Multiórgãos a ser apresentado ao TRF4. A previsão é de que o grupo faça a primeira reunião em 24 e 25 de setembro e a segunda em 22 e 23 de outubro. 

Já implantado em 119 instituições, como os Conselhos Federais de Administração e Psicologia, Casa Civil, Controladoria-Geral da União, o SEI foi cedido a outros 34 órgãos do Executivo.

Dentro do Sistema Confea/Crea, a ferramenta foi adotada pelo Confea e Crea-PR. Os Creas de SC e RS assinaram acordo de cooperação técnica, os de RO, MT e SP aguardam autorização para implantação, enquanto os Regionais do DF, MA e CE manifestaram ao Confea interesse em utilizar a ferramenta. 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea