Crea-MG leva Semana da Ética Profissional a universidades

O Crea-MG promoveu a Semana da Ética Profissional, entre os dias 19 a 22 de agosto de 2019, na sede do Conselho, em Belo Horizonte, e em universidades da região metropolitana. Além de explicar o trabalho de uma comissão de ética em um conselho profissional, o evento contou com painéis, mesas-redondas, palestras em universidades e treinamento para coordenadores de câmaras, analistas, fiscais, assistentes técnicos e atendentes do Crea-MG.

Na abertura, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, afirmou que a Comissão de Ética do Conselho desempenha um trabalho que está se tornando referência para outros regionais.  “Alguns presidentes de Crea me disseram que têm o interesse de realizar este mesmo evento e já convidaram a nossa coordenadora Flávia para ministrar palestras e cursos. Este assunto é muito importante e caro para nós, principalmente neste momento difícil que passa a engenharia”, ressaltou Lucio Borges.

A coordenadora nacional das Comissões de Ética do Sistema Confea/Crea, Flávia Roxin Bretas, destacou que o evento foi importante para discutir o Código de Ética Profissional, realizar treinamento do corpo operacional do Crea sobre procedimentos para condução dos processos éticos e mostrar os trabalhos da Comissão.

Flávia, que também coordena a Comissão de Ética do Crea-MG, explicou ainda que o evento teve o propósito de levar o tema para os estudantes, a fim de contribuir com a formação. “Ministramos 10 palestras em diversas instituições de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte. Os estudantes são o futuro da engenharia, e eles mais do que ninguém precisam saber que existem regras a seguir para não deixarem de se pautar na conduta honesta e digna, tendo consciência para identificar o certo e o errado, trabalhando o agente consciente", enfatizou.

Painéis

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a ética profissional, foram exibidos dois painéis. No dia 21 de agosto, os engenheiros agrimensor Tarcísio Vieira, eletricista Welhiton Adriano e mecânico Waldimir Teles apresentaram o painel “Ética profissional e estudo de casos”. No dia seguinte, o chefe de gabinete da Presidência do Confea, engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rossafa, o gerente de auditoria interna da Cemig Ricardo Alexandre e a coordenadora da Comissão Permanente de Ética e Disciplina do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), conselheira lêda Lúcia Inácio Rosa, ministraram o painel “Os trabalhos das comissões de ética de Conselho Federal, Regional e Órgão Público”.

Ouça na Rádio Crea-Minas:

Lucio Borges: Ética é tema caro para o Sistema Confea/Crea  

Equipe de Comunicação do Crea-MG