Curvelo reúne lideranças da engenharia, representantes do Poder Executivo e instituições de ensino

O Crea-MG realizou, no dia 25 de setembro de 2019, na Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (Facic), a primeira das sete reuniões regionais dos Colégios de Inspetores, Entidades de Classe e Instituições de Ensino. O encontro contou com o apoio da Inspetoria local, do Cefet-MG, do Crea-Jr e da Associação Centro Mineira dos Profissionais de Engenharia e Agronomia (Acentopea). Além de lideranças da engenharia, professores e diretores das instituições de ensino, participaram do evento o prefeito do município de Augusto de Lima e representantes das prefeituras de Morro das Garças e de Inimutaba.

 Na oportunidade, o inspetor-chefe de Curvelo, Henrique Galvão, que também é coordenador do Colégio Estadual de Inspetores do Crea-MG, afirmou que a reunião no interior do estado aproxima mais o Conselho dos profissionais, a fim de debater temas importantes da engenharia. “Precisamos caminhar juntos para discutirmos ações de fiscalização e os projetos do Conselho. Essa aproximação do Crea-MG com os profissionais de Curvelo e também com o poder público é essencial para entendermos que somos engenheiros cidadãos. Devemos participar mais da realidade das nossas cidades e buscar nosso espaço em prol de um bem comum”, enfatizou. 

Para Lucio Borges, a realização das reuniões no interior reforça o compromisso do Crea-MG em estar presente onde há atuação dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências. "Nossas atividades não estão concentradas em um só local. Elas estão em todas as regiões do nosso estado”, destacou. Ele reiterou que, para se alcançar os resultados esperados, um instrumento relevante são os termos de cooperação técnica com outros órgãos públicos, que possibilitam ações de fiscalização mais assertivas. 

Atento às discussões do Crea-MG, principalmente sobre cooperação técnica, o prefeito de Augusto de Lima, João Carlos, afirmou que o município está disponível para fazer parceria com o Crea-MG. “Precisamos da colaboração dos engenheiros, que possuem o conhecimento técnico necessário, para promovermos as melhorias na infraestrutura e no crescimento da cidade”, ressaltou.

Além de fiscalização e parcerias, os participantes também conversaram sobre a 76ª Semana Oficial da Engenharia (Soea) e o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizados em Palmas-TO. Outro assunto debatido foi educação e formação profissional. De acordo com a diretora da Facic, Daniele Mota, o encontro foi oportuno para discutir diversos temas. “Vimos, aqui, um debate rico, com profissionais experientes que podem contribuir com a valorização das instituições de ensino de Curvelo e com a  formação dos alunos dos cursos de engenharia”, salientou Daniele.

Ponte Digital

O superintendente de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Jean Ribeiro, explicou a mudança que está sendo promovida pelo Conselho por meio do projeto Ponte Digital. “Quando começamos a gestão atual, havia 17 sistemas, que agora estão sendo organizados para se transformarem em um único. Com ele, nós vamos crescer muito na capacidade de atendimento, de forma ágil e eficaz, facilitando a vida dos profissionais e dos nossos colaboradores”, enfatizou.

O superintendente também explicou que já estão no site do Crea-MG as palestras institucionais preparadas para três públicos específicos (sociedade, profissionais e empresas e instituições de ensino), que mostram o papel e a estrutura do Crea-MG.

Ao final da reunião, os profissionais assistiram a uma apresentação cultural, organizada pelo inspetor-chefe Henrique Galvão que trouxe à Facic a Folia de Reis Estrela da Guia de Curvelo. No saguão da faculdade, os foliões cantaram, dançaram e alegraram a todos, mostrando um pouco da tradição curvelense.

Confira a agenda de reuniões:

Reunião Regional Central

Dia: 27 de setembro de 2019

Local: Divinópolis-MG

Reunião Regional Leste

Dia: 09 de outubro de 2019

Local: Ipatinga-MG

Reunião Regional Triângulo

Dia: 16 de outubro de 2019

Local: Uberlândia

Reunião Regional Norte

Dia: 18 de outubro de 2019

Local: Montes Claros

Reunião Regional Sudeste

Dia: 23 de outubro de 2019

Local: Juiz de Fora

Reunião Regional Sul

Dia: 24 de outubro de 2019

Local: Varginha

Equipe de Comunicação Crea- MG