Dia do Engenheiro marca abertura de Sessão Plenária do Confea

A assinatura do Decreto nº 23.569, em 11 de dezembro de 1933, pelo então presidente Getúlio Vargas, que regulou o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor, tornou esta data dia de comemoração para a engenharia nacional. "Esta Plenária tem uma simbologia especial", comentou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao iniciar a Sessão que comemorou o Dia do Engenheiro. 

Veja as fotos da solenidade do Dia do Engenheiro

"A engenharia construiu, constrói e irá construir tudo o que tem de belo e que muda nossas vidas e nosso dia a dia. Os profissionais estão neste instante, em todos os municípios do país, fazendo belíssimas obras em prol do desenvolvimento nacional, em prol da sociedade, em prol do Brasil", afirmou Krüger antes de parabenizar os profissionais e professores da Engenharia e apresentar o vídeo da campanha do Dia do Engenheiro.

Em seguida, a solenidade procedeu com o lançamento do livro "Avaliação de imóveis rurais pelos Peritos Federais Agrários", do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA). Patrocinada pelo Confea, a obra reúne 11 artigos selecionados sobre a atividade, com reflexões que vão de desconto do passivo ambiental, a territórios quilombolas e pauta de valores. Veja a cobertura do lançamento.

Coordenador do Cden e presidente da Abeag, eng. agríc. Valmor Pietsch

Representatividade
Presentes à Sessão Plenária, dirigentes de entidades de classe também se manifestaram sobre o Dia do Engenheiro. O coordenador do colegiado que reúne as instituições de âmbito nacional - o Cden -, eng. agríc. Valmor Pietsch, que preside a Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag), apontou a importância do decreto de 1933. "A Regulamentação profissional permitiu que o conhecimento tecnológico, prevalecesse”, afirmou.

Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), eng. civ. Francisco Ladaga

Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), eng. civ. Francisco Ladaga também registrou a importância da profissão. “A Abenc reforça o time disposto a valorizar a engenharia e os profissionais que atuam na área”, disse.

Presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (Abea), eng. civ. Iara Nagle

Já a presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (Abea), eng. civ. Iara Nagle, agradeceu o espaço e ressaltou a necessidade da responsabilidade profissional para a garantia da segurança da sociedade. "É preciso buscar os profissionais”, concluiu.

Na foto, Ivo está ladeado por Joel Krüger, presidente do Confea, Emerson Siqueira, da Associação Joinvilense de Engenheiros Civis (Ajeci), Carlos Eduardo Domingues e Silva, coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, e Francisco Ladaga, presidente da Abenc

Posse
A manhã desta quarta-feira foi marcada, ainda, pela posse de Ivo Silva de Oliveira Júnior, eleito suplente do conselheiro titular Gilson Queiróz, no mandato que se inicia em 2020 e termina em 2022. Gilson e Ivo foram eleitos por Minas Gerais, representando a Modalidade Engenharia Civil. Ao se dirigir ao plenário que passa a integrar em janeiro próximo, Ivo disse “já se sentir em casa” e agradeceu pela boa receptividade.
 

Beatriz Craveiro e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro