Engenheiros voluntários auxiliam Defesa Civil a mapear riscos em cidades atingidas pelas chuvas

O Crea-ES vai trabalhar em conjunto com a Defesa Civil Estadual para identificar construções em situação de risco nos municípios atingidos pelas fortes chuvas que assolaram algumas cidades no Espírito Santo. A ação, que terá início na próxima sexta-feira (31), em Iconha, vai contar com a participação de cerca de 20 engenheiros e engenheiras voluntários, bem como Entidades de Classe ligadas à Engenharia e Geociências.
 
A decisão saiu de uma reunião realizada na última terça-feira (28), na sede da Defesa Civil Estadual. Participaram do encontro o Conselheiro e diretor-financeiro do Crea-ES, engenheiro civil Hudson Reggiani; o Major Pimenta, do Corpo de Bombeiros; o engenheiro civil da Defesa Civil Estadual, Rôney Nascimento; o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-ES), engenheiro civil Walter de Aguiar Filho; e o vice-presidente da Associação, engenheiro civil Jaime Oliveira Veiga.
 
De acordo com o engenheiro civil Hudson Reggiani, cerca de 20 engenheiros civis voluntários vão participar da ação. “Vamos nos somar ao corpo técnico da Defesa Civil na identificação de edificações em situação de risco. A princípio vamos ter esse modelo de trabalho em Iconha e, em seguida, vamos treinar outros engenheiros voluntários para atuarem nas demais cidades afetadas pelas chuvas”, destacou.
 
A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, espera a adesão das entidades. “Precisamos de engenheiros e engenheiras civis voluntários para somar a esta frente. Aqueles que quiserem contribuir podem entrar em contato com o Conselho, através do telefone (27) 3334-9910”, ressaltou a presidente Lúcia Vilarinho.
 
Hudson Reggiani afirmou que o trabalho será intenso. “Os engenheiros voluntários vão realizar vistorias, identificar anomalias nas estruturas e fazer a classificação de riscos. Haverá recomendações de cuidados, e até interdições de edificações que estiverem com estruturas comprometidas”, destacou.
 
O diretor do Crea-ES também disse que, a princípio, o trabalho envolverá engenheiros civis. “Nas próximas duas semanas são necessários profissionais de Engenharia Civil. Existem outras situações que vão demandar engenheiros de outras áreas, e que também serão necessários, num segundo momento”, avaliou.
 

Equipe de Comunicação Crea- Es