GT propõe debate técnico sobre abalos sísmicos ocorridos em Maceió (AL)

Brasília, 4 de julho de 2019.

Como resultado da primeira reunião realizada na capital alagoana (AL), em junho passado, o Grupo de Trabalho Abalos Sísmicos em Maceió propôs nesta semana ao presidente do Confea a realização de um amplo debate sobre a situação crítica que a população do bairro Pinheiro vem enfrentando, após fortes chuvas e tremores de terra em março de 2018.

GT Abalos Sísmicos em Maceió levou proposta de workshop ao presidente do Confea

A intenção é reunir profissionais e instituições em um workshop na capital alagoana, no mês de setembro, como adianta o coordenador do grupo, geol. Waldir Duarte Costa Filho. “A proposta é atualizar os dados, que ainda estão sendo analisados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Braskem, e após esta etapa vamos discutir soluções para dirimir o problema”, sinalizou o conselheiro do Confea, lembrando que a missão do GT é elaborar estudo sobre causas e efeitos dos abalos registrados na cidade.

Também está prevista a participação da Defesa Civil e a realização de palestras que fomentem resultados práticos. “O objetivo fundamental será discutir os aspectos técnicos do que está acontecendo na região e buscar conclusões mais concretas”, comentou o geol. Nivaldo Bosio, que teve a fala complementada pelo coordenador adjunto, que é natural de Alagoas. “Será uma oportunidade de esclarecer dúvidas”, disse o eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto. Já o eng. minas Regis Wellausen Dias destacou o "reconhecimento da comunidade técnica local pela iniciativa do Confea em coordenar um debate sobre a complexidade da questão".

Ao avaliar positivamente a promoção do workshop, o presidente Joel Krüger salientou o compromisso do Conselho em dar respostas para a problemática: “O Sistema Confea/Crea e Mútua tem obrigação e responsabilidade de garantir a segurança da sociedade, por isso o Conselho Federal e o Crea-AL têm dado suporte para solucionar a questão”.

A proposta do GT ainda será submetida à Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) e posteriormente ao plenário federal.

GT tem a meta de elaborar estudo sobre causas e efeitos dos abalos registrados em Maceió (AL)

Esta segunda reunião do GT acontece entre os dias 3 e 5, na sede do Confea, e tem a participação dos integrantes: conselheiros federais geol. Waldir Duarte Costa Filho (coordenador) e eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto (adjunto), e os especialistas geol. Nivaldo Bosio, eng. minas Regis Wellausen e eng. minas Wenner Amorim. 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea