Ivan Fernandes Lima

Perfil

 Estudar era tarefa fácil para Ivan Fernandes Lima. Formou-se em Direito, mas “apaixonado pela Geografia”, como é descrito por pesquisadores e historiadores de seu trabalho, nunca exerceu atividades de bacharel.

Em Alagoas, seu estado de origem, foi o pioneiro na aplicação  dos princípios científicos da geografia. É dele o mapa do estado que Ivan percorreu a bordo de uma antiga Rural e depois num jipe, esquadrinhando seus 102 municípios.

Suas contribuições para o aprimoramento técnico das profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea também somaram pontos para a indicação de seu nome a ser inscrito no Livro do Mérito. Mas o que a biografia do professor revela é a sua sensibilidade para observar e analisar os recursos naturais e humanos, o que lhe valeu um epíteto: “homem que seguia as nuvens”. 

Reconhecido internacionalmente, quando o tema é Etimologia Alagoana, o geógrafo e historiador tem seu nome citado em estudos desenvolvidos em universidades norte-americanas e francesas. No Brasil, a referência feita pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Aziz Nacib Ab’Saber é taxativa. Segundo ele, “o professor Ivan Fernandes Lima atingiu um nível de erudição geocientífica, raramente encontrado”.

Ivan deixou mais de 100 trabalhos entre artigos técnico-científicos. E entre seus livros, os mais conhecidos estão “Geografia de Alagoas”, lançado em 1965, e “Maceió: a cidade restinga: contribuição ao estudo geomorfológico do litoral alagoano”,  ambos esgotados. Mas é com “Palmares: uma geografia da liberdade” que o professor Ivan, por meio de extensa pesquisa de campo e vasta bibliografia, deixa uma produção rica em detalhes que descreve o local exato onde Zumbi travou seu último combate, no município alagoano de Viçosa.  

Casado com Zuleide Cavalcanti,  teve cinco filhos.

Postada em 03/11/2011, por Redação em História dos Ambientalistas, a paixão de Ivan  pela profissão e sua entrega aos estudos da terra de seu estado natal pode ser medida por sua incursão no solo da poesia:

Viver em ti é sempre flutuar,

Nas águas turvas da lagoa morna,

Ante os murmúrios lânguidos do mar,

Sob esse coqueiral que a tudo adorna.

Entre o mar e a lagoa tu flutuas,

Ao léu das ondas e das águas mansas,

“Língua de terra”, clara à luz das luas,

E quente ao sol do céu que não alcanças.

Foram os ventos vindos do nordeste,

Que te fizeram longa até a “barra”,

Onde o “pontal”, furando a água, investe.

Índios que viram teu primeiro viço,

Deram-te o nome que à forma te amarra:

- Maçayó ou macaio-k  “o que tapou o alagadiço”.


Atividades Exercidas

- Colaborador e conferencista do Projeto Rondon;

- Secretário Executivo do Conselho Estadual de Geografia de Alagoas;

- Professor de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal);

- Professor do colégio Marista do Recife (PE), do Lyceu Alagoano, e do Colégio Batista, em Maceió.

Cargos Ocupados

-Coordenador-geral de regionalização de trabalhos realizados pelo Instituto de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, órgão vinculado à atual Secretaria de Planejamento de Alagoas (1970-1980);

- Chefe de excursões da Secretaria de Planejamento de Alagoas;

- Coordenador da Sudene/AL.

Feitos Relevantes

- Identificou os pontos culminantes e extremos de Alagoas;

- Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas;

- Fundador do Conselho Estadual de Geografia (1967);

- Autor dos seguintes livros: “Geografia de Alagoas” (1965); “Maceió, cidade restinga: contribuição ao estudo geomorfológico do litoral alagoano” (1990); “Ocupação espacial do Estado de Alagoas” (1992); “O problema geo-sócio-econômico-político  do Sururu Alagoano” (1966);  “Estudos geográficos do Semiárido Alagoano: bacias dos rios Traipu, Ipanema, Capiá e adjacentes” (1992) e “Palmares, uma Geografia da Liberdade”, ainda inédito;

- Autor do artigo “Geografia a serviço do homem”, publicado no Boletim Geográfico do Conselho Nacional de Geografia;

- Autor do Programa de Geografia na escola secundária, destinado a alunos de 2ª e 4ª séries;

- Autor do “Estudo Geográfico do Sururu Alagoano, trabalho etnográfico”;

- Autor de estudos sobre a eletrificação rural do estado de Alagoas;

- Autor do trabalho “Meu mundo de criança”, destinado ao público adolescente;

- Autor dos cadernos “Fundamentos Geográficos do Meio Físico do Estado de Alagoas” e “Evolução Urbana e Comportamento da População” (1977);

- Autor, entre outros,  dos seguintes trabalhos publicados: “A Igaçaba achada em Paripueira”; “A herança deixada pelos índios à nomenclatura alagoana”; “As zonas fisiográficas de Alagoas”; “Aspectos geográficos do amianto nas Alagoas”; “Considerações geográficas da caatinga alagoana” e “Geografia regional”;

- Artigo sob o título “O hermeneuta da Geografia Alagoana: homenagem ao geógrafo e professor Ivan Fernandes Lima”.