Livro lançado nesta quarta-feira reúne artigos de peritos agrários

Autores de artigos autografam exemplares

A avaliação de imóveis rurais é tema de livro lançado na manhã desta quarta-feira, 11/12, durante solenidade do Dia do Engenheiro, realizada no plenário do Confea. Escritos por profissionais da carreira estatal de perito federal agrário, 11 artigos selecionados tratam de temas que vão desde o desconto do passivo ambiental, a territórios quilombolas e pauta de valores. 

Veja as fotos da solenidade do Dia do Engenheiro

"Não poderia ser em uma data mais significativa a oportunidade de nossa categoria - composta por engenheiros agrônomos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - lançar este livro, que contou com inestimável colaboração desta Casa", afirmou o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), João Daldegan Sobrinho. Produzida pelo sindicato, a obra "Avaliação de imóveis rurais pelos Peritos Federais Agrários" foi patrocinada pelo Confea, por meio do Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio nº 1/2019.

Na avaliação do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a publicação vai contribuir para quem trabalha no setor de avaliação de imóveis rurais. "É um livro importantíssimo, e é uma contribuição também do nosso Conselho Federal, que com o patrocínio de publicações engrandece a Engenharia, a Agronomia e as Geociências".

Vice-presidente do SindPFA, João Daldegan Sobrinho

No discurso de lançamento da publicação, Daldegan Sobrinho esclareceu aos presentes que foi em 2002 que os engenheiros agrônomos do Incra passaram a compor a carreira de Perito Federal Agrário, desempenhando atividades-fins e exclusivas de Estado, previstas na Constituição Federal, como a fiscalização do cumprimento da função social da propriedade rural e o cadastro técnico de imóveis rurais. 

O livro reúne 11 artigos que, conforme defendeu o vice-presidente do Sindicato, servem de amostra do portfólio do trabalho feito por esses profissionais. "É um conhecimento que merece ser difundido. Sem nenhuma pretensão de apresentar um manual ou obra conclusiva, os artigos selecionados pretendem expor a qualidade técnica dos trabalhos desenvolvidos pelos peritos federais agrários na avaliação de imóveis rurais, contribuindo para o desenvolvimento da carreira e da própria engenharia".

Fala download da publicação

Em seguida, Daldegan prosseguiu com solenidade de entrega de troféu aos três textos, dos 11 selecionados, que obtiveram as maiores notas quando da avaliação da banca. Em primeiro lugar, ficou o artigo "Desconto do passivo ambiental nas avaliações de imóveis rurais pelo Incra: uma contribuição à regularização ambiental", de Ernesto Santana dos Reis, engenheiro agrônomo, perito atualmente lotado no Incra-BA. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, Carlos Shigeaky Weky Silva, do Incra-DF, e Paulo Roberto David de Araújo, do Incra-SP, com os artigos "Pauta de valores de terra nua - a pertinência de um referencial específico para fins de titulação de projetos de assentamento e regularização fundiária" e "As benfeitorias familiares de quilombos na avaliação para desapropriação em territórios quilombolas: o caso do Estado de São Paulo". 

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; autor do artigo vencedor, eng. agr. Ernesto dos Reis; e coordenador da CCEAGRI, eng. agrim. Joseval Carqueja

Com uma edição de três mil exemplares, o livro sobre “Avaliação de Imóveis Rurais pelos Peritos Federais Agrários” comporá o acervo das bibliotecas dos Creas, para onde será enviado e estará à disposição para consulta. Disponível gratuitamente, os interessados podem baixar a publicação aqui.
 

Beatriz Craveiro e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro