Mútua suspende edital de contratação de plano de saúde

Na última terça-feira, 10/12, a Mútua – Caixa de Assistência do Sistema Confea/Crea – havia lançado edital para contratação de planos de saúde nos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. No dia seguinte, durante Sessão Plenária do Confea, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, anunciou a suspensão do edital. A decisão se deu após questionamentos de conselheiros federais.

Veja as fotos das sessões plenárias de dezembro

Mencionando a Resolução nº 195/2009 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o conselheiro eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena mostrou preocupação em relação à sinistralidade. “A ANS estabelece que a sinistralidade seja coberta pela administradora do plano. Se o plano não conseguir cobrir uma eventual grande sinistralidade, quem irá assumir o prejuízo? Quem assina junto com a Mútua é o Confea, e não entendo por que o edital não passou pelo Plenário”, afirmou.

Já o conselheiro federal eng. agr. Evandro Martins solicitou que o prazo para apresentação de propostas fosse estendido. “Da publicação do edital até a data estipulada para o recebimento das propostas são dez dias. Se jogarmos para o ano que vem, conseguimos dar uma publicidade maior. As empresas devem ter tempo de se habilitar e analisar os perfis dos mutualistas, fazer a análise de sinistralidade, enfim, todos os quesitos que compõem o plano de saúde”, disse.

Após os questionamentos, o presidente da Mútua decidiu por suspender o edital. “Estamos sempre buscando oferecer o melhor possível para nossos associados, com o melhor custo-benefício. Queríamos poder oferecer os planos de saúde o quanto antes, mas, diante dos questionamentos, suspendo o edital aqui ao vivo. Agradeço as contribuições”. O diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Jorge Silveira, apoiou a decisão de Guimarães. “Da discussão que tivermos daqui para a frente, resultará o edital que queremos, com potencial para oferecer o melhor plano possível para os profissionais”.

Ao conduzir as discussões, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, afirmou que o Plenário se sensibiliza com a importância e o alcance que o plano de saúde oferecido pela Mútua terá. Krüger sugeriu que, em janeiro, após rediscussão do edital, a Mútua apresente ao Plenário os principais pontos do documento. 
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea