Participantes consideram positivo o saldo do Seminário Eleitoral 2019

Brasília, 12 de agosto de 2019.

Realizado nos dias 08 e 09, em Brasília, o Seminário Eleitoral 2019 do Sistema Confea/Crea reuniu 24 integrantes de Comissões Eleitorais Regionais (CERs) dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Paraíba, regionais que este ano elegem seis conselheiros federais - titular e suplente - que renovam 1/3 do plenário do Confea, composto por 18 integrantes.

Com inscrições de candidaturas abertas até o próximo dia 16 de agosto e  eleições marcadas para o próximo dia 30 de outubro, estarão disponibilizados  mandatos  que começam em 1º de janeiro de 2020 e se encerram  em 31 de dezembro de 2022. Serão eleitos conselheiros representantes das modalidades de Agronomia, escolhidos pelos profissionais registrados no  Crea-AM e de Engenharia Industrial, que serão enviados pelo Crea-PB. Os conselheiros representantes  da modalidade Engenharia Civil serão escolhidos pelo Distrito Federal e por Minas Gerais. Já a cadeira de Engenharia Elétrica será ocupada pelos eleitos no Ceará e no Pará.

Zelo e tranquilidade

Com a presença do presidente do Confea, o eng. civ. Joel Krüger na manhã da sexta-feira, o seminário foi aberto no dia anterior pela manhã e as boas-vindas foram dadas pelo eng. eletric. Edson Delgado, vice-presidente do Confea que também integra a Comissão Eleitoral Federal (CEF), o eng. agr. Annibal Margon, coordenador e Evandro José Martins, também engenheiro agrônomo. 

Ao se dirigir aos participantes, o presidente do Confea ressaltou a importância do comprometimento com o processo democrático eleitoral:  “Temos que zelar para que as eleições ocorram em clima tranquilo”. 

A opinião de Krüger é compartilhada por Annibal Margon, que pela primeira vez coordena a CEF. “Vamos aguardar a inscrição das candidaturas, mas creio que tudo ocorrerá bem”. 

(da esq.p/dir.) Ronald, Margon, Delgado e Martins

Com duas palestras - uma apresentada na quinta-feira por João Carvalho, advogado que assessora a CEF, tratando do Regulamento Eleitoral - e outra ministrada na sexta-feira, por Igor Garcia, Procurador Jurídico do Confea, sobre “Responsabilidades do Agente Público no Processo Eleitoral do Sistema Confea/Crea”, a programação e a dinâmica do seminário – que também incluiu uma simulação do processo de votação - foram aprovadas pelos participantes. Entre coordenadores - titulares e adjuntos -, assistentes e advogados que integram as CERs, a avaliação do seminário foi positiva.

João de Carvalho
Igor Garcia

Coordenador da CER-PA, integrada pela advogada Eliane Pinho, pela funcionária administrativa Eliane Nunes e pela eng. civil e conselheira Tânia Mara Giusti, o eng. florestal Antonio Moreira, que integra a CER pela primeira vez, afirmou que “além das dúvidas que surgiram nesses dois dias, tínhamos questionamentos em relação ao Edital de Convocação Eleitoral e ao Regulamento Eleitoral e o seminário foi muito positivo nesse sentido”.

Tânia, Eliane Pinho, Eliane Nunes e Moreira

Já Rita Vandênia Cabral Cuz, funcionária do Crea-CE e assistente da Comissão Regional Eleitoral, participa do processo eleitoral pela terceira vez. “Achei este seminário completo, muito elucidativo e que nos passou bastante segurança”. A CER-CE é coordenada pela eng. civil Ana Ximenez e tem ainda como integrantes Jorge Cursino de Sena, José Holanda Costa e Patrícia Campos. 

Rita Vandênia

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea