Representantes dos conselhos profissionais planejam ações contra a PEC 108/2019

Duas semanas após a última reunião dos Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG), os representantes dos Conselhos Regionais se reuniram novamente, no dia 20 de agosto de 2019, na sede do Crea-MG, com o objetivo de discutir os encaminhamentos que estão sendo adotados e planejar as próximas ações.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, iniciou a discussão afirmando que o Conselho está buscando apoio com diversas lideranças políticas contra a PEC 108/2019. “Estive presente na reunião do Colégio de Presidentes, em Natal, e conversei com o vice-governador do Rio Grande do Norte [Antenor Roberto], com o senador [Styvenson Valentim], com deputados federais e estaduais. Muitos deputados que estão nos apoiando confirmaram que vão participar da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos”, destacou.

Já o assessor da presidência do Crea-MG, engenheiro civil e ambiental Alírio Mendes Júnior, informou que se reuniu com o senador Antônio Anastasia, no dia 19 de agosto, em Belo Horizonte, para discutir a PEC. “Conversamos com o senador sobre o papel dos Conselhos na regulamentação e fiscalização do exercício profissional e a importância deles para a sociedade”, enfatizou.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, Paulo Bretas, reforçou que os Conselhos devem continuar a mobilização. “Como encaminhamento das ações, devemos continuar com o discurso unificado, procurando os políticos e fortalecendo nosso posicionamento”, ressaltou.

Outra ação proposta, além da elaboração conjunta de um documento que será encaminhado para os profissionais, é criar um grupo de trabalho para discutir o liberalismo econômico que vem sendo adotado pelo atual governo. A próxima reunião do COP-MG será no dia 30 de agosto de 2019, às 08h30, no Conselho Regional de Economia (Corecon).

 Equipe de Comunicação do Crea-MG