Sessão Especial na Assembleia Legislativa marca 85 anos do Crea-BA

No ano em que completa 85 anos de história, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia foi homenageado em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, proposta pela deputada estadual Maria Del Carmen, presidente da Frente Parlamentar das Cidades e da Engenharia. O evento aconteceu na quinta-feira (10) e reuniu autoridades, imprensa, conselheiros, inspetores, servidores e profissionais registrados no Conselho.

O Plenário da ALBA ficou lotado e a cerimônia foi aberta com o hino nacional brasileiro cantando pela engenheira civil Jamile Nogueira. Em seguida, foi apresentado um vídeo que contou a história do Crea, desde suas primeiras sedes no centro de Salvador, até a chegada em 2019. Outro momento marcante da solenidade foi a fala do servidor Francisco Santa Bárbara, que narrou as evoluções da instituição nas últimas décadas e, de forma emocionante, declarou o seu amor pelo Crea. O encerramento ficou por conta do engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Geraldo Ferreira, que fez uma apresentação artística tocando solo de flauta. Além de engenheiro e servidor do Crea-BA, Geraldo é artista e neste cenário conhecido como “Lahu da Flauta”.

Para o presidente do Crea-BA, engenheiro civil Luis Edmundo Campos, foi um momento de muita satisfação ver a instituição sendo homenageada e com a presença de profissionais que ajudaram a construir essa história. “Fico feliz de ver esse plenário cheio de profissionais, já que o Crea existe para atendê-los e também para proteger a sociedade. Foi uma sessão muito bonita, em que foi dada a devida honra ao nosso Conselho”, afirmou. Já a deputada Maria Del Carmen, que é engenheira civil e foi quem propôs a cerimônia, falou sobre a missão da Autarquia Federal. “Muito importante homenagear a existência, força e o papel que o Crea tem na sociedade, não só fiscalizando as profissões, mas assessorando também os movimentos sociais. O Crea está a serviço da população, fortalecendo sempre, por meio de suas ações, os laços com sociedade”, disse. O também deputado estadual e engenheiro agrônomo, Marcelino Galo, fez questão de destacar a história da instituição. “Quase um século de existência prestando serviço à sociedade baiana, fiscalizando, orientando e organizando as profissões. O Crea tem um papel estruturante para a sociedade. Hoje é um dia importante e considero justa e merecida essa homenagem”.

Alguns conselheiros do Crea Bahia estiveram presentes na solenidade, entre eles o engenheiro civil Leonel Borba, que é também coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-BA. “Foi uma recepção bem organizada e com a participação de muitos profissionais da área da engenharia e autoridades, evidenciando a força do Crea. O discurso do presidente apontou os caminhos que a instituição vem tomando e também destaco a citação dos ex-presidentes, que ajudaram a construir essa história”, declarou. Já o engenheiro químico e conselheiro da instituição, Luciano Hocevar, esteve presente representando a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da qual é professor. “É importante a proximidade do Conselho com as Instituições de Ensino na área de engenharia, já que as atribuições profissionais dadas pelo Crea são feitas com base nos currículos das universidades. Por isso é muito gratificante participar deste momento e destacar a atuação do Crea”. O ex-conselheiro e engenheiro agrônomo Nilton Freire resumiu bem o sentido de existir do Conselho Regional: “São 85 anos trabalhando pela garantia do exercício regular da profissão”.

As entidades de classe também estiveram representadas na sessão por alguns dos presidentes. “O Clube de Engenharia agradece a existência do Crea que representa a grandeza da engenharia da Bahia, por meio da orientação, fiscalização e direcionamento às entidades para que cada uma represente bem os seus associados”, declarou o presidente da instituição, engenheiro civil João Batista Paim. Já o presidente do Sindicado dos Engenheiros (Senge), Ubiratan Félix, destacou que “além da fiscalização da profissão e defesa da engenharia, o Crea realiza boas práticas em favor da sociedade democrática”. O presidente da Associação dos Profissionais de Geografia, Uilliam Disnei, destacou a relevância do Conselho ao chegar aos 85 anos. “Chegou a hora do Crea focar no futuro e se preparar para os próximos anos, aproximando-se dos profissionais e entidades, dando visibilidade a todas as profissões e discutindo temas voltados à tecnologia e o meio ambiente”, disse.

Representando a Mútua Caixa de Assistência, o Diretor Regional Emanuel Alves, que é engenheiro agrônomo, fez parte da mesa diretiva e destacou o fortalecimento do Sistema Profissional. “São 85 anos do Crea e 42 anos da Mútua, que chegou com a lei de criação da ART para o fortalecimento do Sistema. Ambos são importantes para a organização das profissões e também para a sociedade”. Para a engenheira civil Rosinea Santana, que foi prestigiar o evento, o trabalho do Crea vai além da fiscalização profissional. “Tenho observado que a instituição tem incentivado a capacitação profissional por meio de simpósios e cursos, promovendo a integração dos profissionais de diversas áreas”.

Em 2018, o Crea-BA realizou cerca de 35 mil atos fiscalizatórios em todo o estado, alcançando as 417 cidades da Bahia. Atualmente, estão registrados no Conselho cerca de 70 mil profissionais e 10 mil empresas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Equipe de Comunicação Crea-BA