Inovações tecnológicas marcarão 21º Conest em Teresina

Presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves Júnior, durante palestra na 76ª Soea em Palmas, este ano: preocupação com as "modernizações" das normas regulamentadoras será compartilhada com os profissionais e estudantes em Teresina

Brasília, 1º de novembro de 2019.

O uso de drones para vistoria em espaços confinados (NR 33). O treinamento de trabalhadores com realidade virtual. O papel da Engenharia na Era 4.0. O uso da robótica em atividades com riscos ergonômicos (NR 17). Esses são alguns dos pontos a serem tratados no painel “Segurança do Trabalho na Era. 4.0”, a ser conduzido pela gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende; pela conselheira do Crea-PB, Aparecida Estrela, e pela coordenadora nacional das coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), Luciana Macedo, em Teresina (PI), no 21º Conest, que será aberto dia 6 de novembro, terá programação de debates no dia seguinte e minicursos no dia 8, em seu encerramento. O Confea estará presente ao evento ainda por meio de um estande onde os profissionais poderão obter informações atualizadas sobre a atuação do Sistema Confea/Crea.

“Será um painel com engenheiras de segurança do trabalho sobre o presente e o futuro dessa atividade”, descreve Fabyola, responsável técnica pela criação do Programa Mulher, do Confea. “Acho que o mais importante, é o profissional perceber que a engenharia na Era 4.0 vai além do conhecimento técnico, é uma tarefa muito mais holística. Até por isso mesmo, um dos temas que irei tratar é o das profissões que futuramente estarão em baixa, diante de tantas transformações”, diz a especialista em segurança do trabalho. “Será mostrado o papel do engenheiro na era das indústrias 4.0, e como as tecnologias emergentes podem ser aplicadas na segurança do trabalho. O objetivo principal é promover um debate técnico, mas também filosófico”, complementa a gestora.

Normas Regulamentadoras
Para o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Benvenuto Gonçalves Júnior, a oportunidade para a atualização dos profissionais envolve não apenas os aspectos técnicos, mas também os científicos e legislativos. “Vamos ter mais de 100 trabalhos científicos e, sobretudo, vamos discutir as mudanças recentes da legislação, em que o Confea também está participando diretamente. Essas mudanças nas Normas Regulamentadoras (NRs) vão dominar os debates, que também passarão por temas como terceirização e acidentabilidade, em um dos momentos com participação de profissionais de Portugal”, descreve Benvenuto.

Para ele, “estão querendo terceirizar os serviços especializados de engenharia de segurança do trabalho, o que entra nessa lógica do governo de desregulamentação, o que representará o aumento do número de acidentes”, enfatiza. Nesse contexto, haverá trabalhos sobre os riscos biológicos, a ergonomia e a sustentabilidade, entre outros temas. “Vamos falar sobre como essas mudanças estão acontecendo no mundo. Os profissionais terão a oportunidade de conhecer a experiência portuguesa em avaliação de riscos laborais e segurança 4.0. e novos desafios para engenharia de segurança e ainda a procuradora da 21ª região, Ilena Neiva,  sobre a prevenção e a informação no meio do ambiente do trabalho”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea