Instituto Agronômico do Paraná - Iapar

Fundação: 1972
Localização: Londrina, PR
Indicação: Câmara Especializada de Agronomia e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR)

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) é o órgão oficial de pesquisa agropecuária do Paraná, sendo responsável pela formação de vários profissionais alinhados à sua missão de “prover soluções inovadoras para o meio rural e o agronegócio do Paraná”. Para tanto, o Instituto tem como diretriz a resolução de problemas por meio de inovações apropriadas ao clima, solos e ao perfil social e econômico dos produtores paranaenses.

Há 45 anos o órgão contribui para o desenvolvimento do estado atuando em várias frentes. 

Tecnologia 
Muitos estudos do Iapar forneceram as bases técnicas para a conservação do solo e da água e a proposição de sistemas mais sustentáveis de produção agropecuária. Dentre muitas outras, seus estudos em plantio direto, rotação de culturas, citricultura, integração lavoura-pecuária-floresta, café e zoneamento agroclimático vêm contribuindo significativamente para a estruturação de cadeias produtivas mais eficientes, a melhoria da qualidade de vida no campo e a preservação do planeta. 

Melhoramento genético
São mais de 200 cultivares desenvolvidas, com destaque para as culturas de feijão, trigo, milho, café, laranja e maçã. 

Plantio direto
Pioneiro no tema, em 1981 o Instituto lançou seu primeiro livro sobre essa prática que se tornou um dos pilares da agricultura moderna, adotada em mais de 30 milhões de hectares no Brasil. 

Purunã
Precoce e com ótimo rendimento de carcaça, é a primeira raça bovina genuinamente paranaense e, também, a primeira desenvolvida no Brasil por um centro estadual de pesquisa. 

Difusão de tecnologias
Além de cursos, práticas de campo, seminários e outros eventos, o Instituto  divulga os resultados de suas pesquisas em livros e boletins técnicos – são mais de 500 publicações editadas nesses 45 anos. A transferência de tecnologias ainda se consolida em parcerias, prestação de serviços tecnológicos, acordos de cooperação e projetos de desenvolvimento específicos.

Além da sede, em Londrina, o Instituto mantém cinco polos regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Paranavaí, Pato Branco e Santa Tereza do Oeste), 19 fazendas experimentais e 18 estações agrometeorológicas (também utiliza dados coletados por 37 estações do Sistema Meteorológico do Paraná-Simepar). 
O Iapar tem em seu quadro de pessoal cerca 600 funcionários, entre pesquisadores – a maioria com doutorado e pós-doutorado – e pessoal de apoio técnico. Somam-se ainda 500 colaboradores temporários (pesquisadores voluntários, bolsistas, estagiários, trabalhadores terceirizados, etc.). 

Por sua honrosa contribuição para o desenvolvimento não só do Paraná, mas do Brasil como um todo, a referida instituição passa a figurar entre os homenageados do Sistema Confea/Crea e Mútua.