Presidentes de Creas do Nordeste se reúnem em Salvador

Presidentes dos Creas da região vestiram a camisa do Crea-BA

O encontro aconteceu no Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, e reuniu os líderes dos Conselhos Regionais da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí. Entre os temas da pauta estiveram: a análise da emissão de auto de infração; a fiscalização na emissão dos atestados para CATs; a possibilidade das empresas suspenderem os registros provisoriamente e o procedimento para viabilizar a emissão de ARTS para prefeituras com a redução da burocracia.

Pela manhã, representantes da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (ANEAC) participaram da reunião para apresentar a situação da PEC 048/2019, que trata sobre o trâmite dos recursos de emendas para prefeituras e estados. Foram debatidos ainda os registros de profissionais formados em cursos EAD e questões administrativas dos Creas, com o objetivo de alinhar um entendimento que melhore a gestão dos Conselhos e a relação com os profissionais e com a sociedade.

Presidentes visitaram as dependências do Senac Cimatec

No período da tarde, os presidentes visitaram as dependências do Senai Cimatec e aproveitaram para conhecer laboratórios e os supercomputadores que são utilizados pela instituição e estão entre os mais desenvolvidos do país. “Fizemos a reunião no Cimatec para aproveitar a oportunidade e mostrar a boa engenharia que é desenvolvida aqui. Como Conselhos Profissionais, temos que unir procedimentos e tecnologia para sermos facilitadores do desenvolvimento das áreas de engenharia, agronomia e geociências com competência e ética”, disse o presidente do Crea-BA e Coordenador do Fórum Nordeste de Presidentes de Creas, engenheiro civil Luis Edmundo Campos.

Para a Coordenadora Adjunta do Fórum Nordeste, engenheira civil Ana Adalgisa Dias, o encontro foi proveitoso pelo dinamismo da pauta trazendo a possibilidade de discutir assuntos convergentes entre os Creas. “Destaco a participação da ANEAC sobre a PEC 048/2019. Precisamos atuar junto aos parlamentares sobre o assunto e alertar a sociedade sobre o impacto do tema”, completou.

Assessoria de Comunicação do Crea-BA