Reunidos em Brasília, integrantes da CTCAE visitam parlamentares

Brasília, 12 de abril de 2019.

Em Brasília nos dias 11 e 12 de abril para participar da 2ª reunião da Comissão Temática Crédito Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural (CTCAE), os conselheiros federais Annibal Margon, João Bosco Andrade Lima Filho e os especialistas Kleber dos Santos, Ângelo Ximenes e Eduardo Teixeira Mendes marcaram presença no Congresso Nacional, onde mantiveram contatos com os consultores legislativos eng. agr. Gustavo Costa Sobrinho, eng. agr. Marcus Peixoto e o adm. Leonardo Costa.

Em pauta, legislações e projetos de lei relacionados com crédito rural e assistência técnica. Antes, na Confederação Nacional da Agricultura, eles também participaram do Painel sobre o Selo de Integridade, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e destinado a identificar as principais demandas do setor.

 

 

Para Margon, coordenador da CTCAE, o painel reforçou a importância da prestação de assistência técnica, principalmente para os pequenos e médios produtores rurais: “Para ser mais competitivo, o Brasil precisa de mais assistência técnica”, defende.

Já Eduardo Mendes, especialista que integra a CTCAE, acredita que a assistência técnica permite “melhor aproveitamento dos recursos obtidos e investidos pelo produtor rural”.

 

 

Na audiência mantida com a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária,  os membros da CTCAE garantiram mais espaço para a comissão ser ouvida sobre questões como a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para a obtenção de crédito rural junto às instituições financiadoras.

 

 

Na tarde de sexta-feira (12) os membros da CTCAE mantiveram reunião com a diretoria da Associação dos Engenheiros da Caixa Econômica Federal (CEF), sobre as questões administrativas das atividades de crédito rural daquela instituição bancária.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea