Seminário Internacional debaterá impactos da Inteligência Artificial

Brasília, 24 de junho de 2019.

 

 

Engenheiros, acadêmicos, pensadores e representantes das entidades da engenharia irão discutir e propor soluções para os impactos causados pela Inteligência Artificial na força de trabalho humana, no Seminário Internacional de Inteligência Artificial (SIIA)- e suas implicações no mundo do trabalho. Organizado pelo Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o seminário acontece nos dias 10 e 11 de julho, no Crea-MG.

A ideia de se realizar o seminário, segundo o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, tem o intuito de pensar e propor soluções para essa realidade em que a inclusão da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) afeta não somente os engenheiros, mas a humanidade em geral. “Trata-se de oportunidade única de debater e discutir a Indústria 4.0 e as tecnologias de Inteligência Artificial por um viés diferenciado, que não privilegie apenas as vantagens materiais objetivas e imediatas dessas tecnologias, mas que proponha colocar no centro do debate a participação do ser humano (enquanto profissional) como agente e não objeto do processo”, explica Raul Otávio. Ele ainda completa. “O assunto tem sido discutido sob a ótica da "novidade", da "modernidade" e do "avanço tecnológico", e pouca ou quase nenhuma atenção tem sido dada ao papel da força de trabalho humana nesse novo cenário. Será totalmente ou parcialmente substituída? Passará a ser obsoleta? Existe espaço para coexistência entre máquinas e humanos, cada qual com suas tarefas específicas?”
 

Entidades da Engenharia se unem para propor soluções

O evento foi criado por iniciativa do Senge-MG e conta com o apoio institucional das mais representativas entidades da engenharia no Brasil - o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), a Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), a Mútua Nacional e também os parceiros institucionais no estado, como o Crea-MG e Sicoob Engecred-MG. 
Todas essas entidades reunidas, e considerando o universo de engenheiros que representam, buscarão no momento do seminário, junto aos participantes, estabelecer diretrizes de ação que visem sintetizar, de maneira harmoniosa, todos os interesses envolvidos nesse processo histórico - Indústria 4.0 - que estamos vivenciando. Será a contribuição da engenharia nacional para a definição de novos paradigmas que atendam a todos os âmbitos: profissionais, empresas, poder público e sociedade.


Programação

São esperadas cerca de 400 pessoas, entre engenheiros (as), pesquisadores, acadêmicos, estudantes, representantes de entidades de engenharia e demais interessados no assunto.
A programação é marcada por palestras, painéis de debates, além de concurso entre estudantes e atrações como impressora 3D e o robô Meccano. Saiba mais aqui.  
 

Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Senge-MG