Seminário visa padronizar procedimentos para as eleições do Sistema

Selo das eleições 2019 do Confea/Crea

Brasília, 6 de agosto de 2019.

Em 30 de outubro de 2019, profissionais de seis unidades da federação irão às urnas dos Creas para escolherem seus representantes no Plenário do Confea. Serão eleitos um representante de Agronomia do Amazonas; dois representantes de Engenharia Elétrica (um do Ceará e um do Pará); dois representantes de Engenharia Civil (um do Distrito Federal e um de Minas Gerais), e um representante da modalidade Industrial, pelo estado da Paraíba.

A fim de alinhar os procedimentos, nos próximos dias 8 e 9 de agosto, o Confea realizará, em sua sede em Brasília, um seminário que reunirá os coordenadores e adjuntos e os assessores das Comissões Eleitorais Regionais desses seis estados, além dos conselheiros federais integrantes da Comissão Eleitoral Federal (CEF). “O intuito do evento é nivelar o conhecimento de todos acerca do processo eleitoral e sanar dúvidas existentes”, explica o assessor da CEF, João de Carvalho. A ideia, ele esclarece, é prevenir intercorrências nas eleições de 2019 para conselheiro federal de Engenharia e Agronomia.

Veja informações sobre o processo eleitoral 2019

Na programação do evento, estão previstas apresentações do regulamento eleitoral, de estudos de caso de pontos polêmicos e dificuldades de processos eleitorais anteriores, além de uma palestra sobre a responsabilidade dos agentes públicos no processo eleitoral, a ser ministrada pelo procurador jurídico do Confea, Igor Tadeu Garcia. Será realizada, ainda, uma simulação do processo de votação. “A cada ano tentamos nivelar o conhecimento de todos, porque muitos estão fazendo esse trabalho pela primeira vez”, complementa Carvalho.

A realização do seminário compõe o calendário oficial das eleições do Sistema, aprovado pelos conselheiros federais em maio último. De acordo com o assessor da CEF, a condução do processo eleitoral evoluiu a partir dos eventos, promovidos desde 2014. “O seminário evita erros e aproxima as pessoas que, em princípio, se falam apenas por e-mail e por telefone”.

Veja como foi o seminário do ano passado

A composição do plenário é definida por meio de uma metodologia chamada “rosa dos ventos”, a partir de critérios de representatividade das jurisdições e dos grupos profissionais. Trata-se de um rodízio duplo entre os estados e as modalidades profissionais, uma vez que há 27 estados para serem representados em 16 cadeiras reservadas aos grupos profissionais.

Saiba mais sobre como funciona o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea


Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea