SP reúne lideranças nacionais da Geologia e Minas

Até esta quarta-feira, 15 de maio, os membros da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas – CCEGM do Sistema Confea/Crea estarão reunidos em São Paulo para uma extensa pauta de atividades que visa, entre outros pontos, destacar a questão da fiscalização dessas modalidades em território nacional, bem como o ensino e as atribuições profissionais de geólogos e engenheiros de minas.

coordenadoria de geologia reunida em SP
Coordenadoria debate fiscalização, ensino e atribuições profissionais

Mais em evidência do que nunca devido às recentes ocorrências em barragens de rejeitos, as profissões das Geociências vêm ganhando destaque nas discussões nacionais. No primeiro dia de trabalhos em São Paulo, foi destacada a contribuição da coordenadoria nacional nas ações a serem adotadas pelo Sistema Confea/Crea como resultado da participação no Workshop sobre Barragens realizado no final de abril em Belo Horizonte/MG.

“Os profissionais da GeoMinas precisam conhecer o seu Conselho: é aqui que se defende a responsabilidade com que atuamos perante à sociedade. Estamos aqui para punir quem não exerce as suas atividades de maneira criteriosa. Não podemos ser corporativistas com aquilo que vai causar uma imagem ruim para a nossa profissão”, destaca o atual coordenador da CCEGM, Engenheiro de Minas Ubirajara Lira Gomes Júnior (Crea-BA). A coordenadora adjunta nacional é a Geol. Silvia Cristina Benites Gonçales (Crea-AM).

Sobre a extensa programação de três dias, o coordenador nacional diz: “Para seguir as diretrizes do Confea e as nossas próprias necessidades, vamos atuar forte na parte de fiscalização, estabelecendo critérios técnicos mais avançados para que os Creas regionais possam seguir as orientações do nacional”.

Lira Gomes destaca ainda que, durante o encontro, cada Crea vai trazer suas experiências e difundi-las para o grupo. “Estamos ressaltando a importância do profissional junto a essas atividades, para que exista um acompanhamento técnico mais criterioso; você passa a ter uma atividade técnica mais segura e, consequentemente, a sociedade ganha com isso, pois este é o nosso papel, proteger a sociedade”.

Coordenador Ubirajara Lira Gomes Júnior (Crea-BA) e a adjunta Silvia Gonçales (Crea-AM)

Sobre as atividades acompanhadas em São Paulo pela Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas – CAGE, seu Coordenador Geol. Sebastião Gomes de Carvalho ressalta: “O número de fiscalizações na área ainda é muito baixo; todas as cidades do Estado possuem, no mínimo, um rio de onde é dragada areia para construção civil, e pedriscos, pedras e britas para cascalhar estradas. Tudo isso precisa ser fiscalizado, pois são atividades que devem feitas por geólogos e engenheiros de minas”.

A proteção ambiental é uma preocupação constante no trabalho dos conselheiros da CAGE. “Essas atividades ligadas à construção civil e à pavimentação de estradas são tão importantes que o estado de São Paulo é um dos que mais arrecada recursos financeiros com impostos sobre minerais, exatamente na área dos chamados não-metálicos, que é na área de construção. É uma lavra fácil, mas que degrada muito o meio ambiente, então isso precisa ser acompanhado muito seriamente, até por conta da atual preocupação ambiental”, destaca Sebastião.

O terceiro dia do encontro será dedicado à realização de duas visitas técnicas: uma à fonte de água mineral Petrópolis e outra à pedreira de brita Polimix em Barueri, intensificando a integração do grupo.

Eventos das Geociências

Para o Coordenador da CAGE do Crea-SP “ao sediar esta reunião em São Paulo, temos a oportunidade de expor mais claramente o nosso trabalho para esta comunidade. Além disso e das visitas técnicas que realizaremos, temos paralelamente acontecendo aqui na Capital um congresso de Geologia promovido pela Febrageo, então é uma outra oportunidade de participar da discussão de temas relevantes”.

O ProGEO (Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências) tem como objetivo estimular a discussão sobre temas multidisciplinares ligados ao desenvolvimento tecnológico do Brasil nos setores de petróleo, gás, mineração, planejamento territorial, desastres naturais, legislação, exercício profissional e ensino.

A partir desta terça-feira, serão quatro dias de atividades técnico-científicas, incluindo mesas redondas com a participação de conselheiros do Sistema Confea/Crea para discutir os desafios das entidades profissionais na reconstrução do país; os riscos, desafios e oportunidades do Pré-Sal; a valorização e as soluções sustentáveis das atividades minerárias no Brasil; planejamento territorial e urbano: o papel dos serviços e institutos de Geociências e Engenharia; desastres naturais: o papel de inovação dos profissionais das Geociências e Engenharia; e o ensino, acreditação de cursos, certificação e exercício profissional.

Saiba mais em: http://febrageo.org.br/progeo2019/

Outras regiões do País também estão realizando eventos das Geociências, como é o caso da cidade de Manaus/AM, que em setembro sediará o 16° Simpósio Geologia da Amazônia, discutindo temas como a mineração em terras indígenas, grandes hidrelétricas, mudanças climáticas, gestão ambiental, geodiversidade, geosítios, futuro da exploração mineral, de petróleo & gás, gestão transfronteiriça de recursos naturais, mapeamentos básicos e logísticas, grandes projetos de pesquisa geológica e acidentes ambientais.

Saiba mais em: https://www.xvisga.ufam.edu.br/

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Claudio Porto