Trabalhos de sistematização do CNP unem eficiência e democracia

Eng. civ. Joel Krüger, presidente do Confea

Presente à Etapa Nacional de Sistematização das Propostas para o 10º CNP, na manhã desta sexta-feira (9/8), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, manifestou reconhecer o desafio colocado aos 27 coordenadores dos Congressos Estaduais de Profissionais. “Se levarmos todas as 510 propostas oriundas dos CEPs, o CNP vai tomar um mês. É inviável”, afirmou, ao destacar a grandeza do trabalho da sistematização, que unifica propostas, ao mesmo tempo em que se respeita o espaço democrático. “Os senhores estão fazendo um esforço enorme para que a realização do Congresso seja viável, mas sem descaracterizar a vontade soberana do profissional, do que foi discutido no encontro microrregional”.


Saiba mais sobre o trabalho de sistematização das propostas

Veja o álbum de fotos do evento

Desde o início do ano, foram realizados 295 encontros microrregionais e 27 Congressos Estaduais de Profissionais (CEP), processo que envolveu cerca de 6 mil profissionais em todo o país. Nesta semana, os coordenadores dos CEPs sistematizam as propostas elaboradas por esses participantes, de maneira a compor a pauta da etapa nacional do Congresso, a ser realizada de 19 a 21 de setembro próximos, em Palmas (TO) – logo após a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.

“O processo que antecede o CNP é um trabalho de base importantíssimo. Agora, aqui na sistematização, a responsabilidade dos senhores é triplicada, porque é daqui de onde vêm as maiores críticas: quando o delegado chega ao CNP e não encontra sua proposta”, afirmou Krüger, ao parabenizar os coordenadores dos CEPs e ressaltar a alta qualidade da equipe.  

De acordo com o presidente do Confea, que também coordena a Comissão Organizadora Nacional do 10º CNP, as propostas aprovadas na etapa nacional serão analisadas pelo Plenário do Confea e pelo Colégio de Presidentes e terão suas estratégias de implementação apresentadas durante o Encontro de Líderes Representantes de 2020. “Nesta edição, não teremos a segunda etapa do CNP. Consideramos que seria uma movimentação de pessoas e de recursos muito significativa para uma fase em que nem se acrescentam ou se retiram propostas”, elucidou. Krüger presidia o Crea-PR quando o Regional foi anfitrião do Congresso Nacional de Profissionais, em 2016 (a última edição).
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea