77ª Soea é exaltada em reunião em Paris

Brasília, 3 de novembro de 2022.

A magnitude e os resultados atingidos durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) foram ressaltados pelo presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (WFEO/Fmoi), eng. civ. José Vieira. A declaração foi feita durante reunião do Comitê Executivo da instituição, no último dia 28, em Paris. Uma delegação do Confea esteve na capital francesa entre os dias 26 e 28 de outubro, período em que participaram de diversas agendas.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Já o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea foi destaque no dia 26, quando o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância de se incluir no planejamento da WFEO/Fmoi as iniciativas vinculadas à igualdade de gêneros, ocasião na qual explanou acerca do sucesso do Programa Mulher no âmbito do sistema profissional. Em decorrência das informações apresentadas, o presidente da WFEO/Fmoi, eng. civ. José Vieira, propôs a inclusão de representante do Confea no Comitê Mulheres na Engenharia (Committee on Women in Engineering - WIE). A proposta foi acatada pela coordenadora do grupo Eng. Yetunde Holloway (Nigéria).

Ainda no dia 26, foram apresentados os resultados dos Comitês, Grupos de Trabalho e da Diretoria da WFEO/Fmoi, além de terem sido traçadas diretrizes estratégicas para os próximos exercícios, notadamente quanto à mobilidade profissional e ao atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Chefe da Seção de Ciência e Engenharia da Unesco, Amal Kasry

No dia 27, foi realizada a Conferência dos Estados Membros WFEO/Unesco, com o objetivo de apresentar os resultados e debater propostas de contribuição para o desenvolvimento da educação com vistas ao alinhamento das atividades e das habilidades das engenharias, tendo em vista a variedade de contextos regionais e nacionais no que diz respeito à construção de comunidades mais inclusivas e responsáveis. Na ocasião, em face de palestra realizada pela Chefe da Seção de Ciência e Engenharia da Unesco, Amal Kasry, as delegações presentes tiveram a oportunidade de conhecer o quadro geral da parceria firmada entre a WFEO e a Unesco com vistas à aceleração do atingimento dos ODS, por meio da ciência e tecnologia.

Presidente da WFEO/Fmoi, eng. civ. José Vieira, presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, eng. civ. Poliana Siqueira, coordenador da Cais, eng. eletric. Evânio Nicoleit, e conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão, diretor do Confea

Encerrando as atividades, no dia 28 foi realizado o Fórum Internacional, oportunidade em que as delegações dos países membros puderam apresentar os resultados de suas atuações em nível nacional, bem como debater sugestões de alinhamento com os demais membros. Na oportunidade, foi apresentado como referência e exemplo de inovação e sucesso o modelo de mobilidade profissional instituído pelo Confea e pela Ordem dos Engenheiros de Portugal (Termo de Reciprocidade).

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão, presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, eng. agr. Carlos Monteiro, conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit

Em meio às atividades do Conselho Executivo, a delegação do Confea se reuniu ainda com o bastonário da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, eng. agr. Carlos Monteiro, para traçarem o plano de ação decorrente da Proposta de Termo de Reciprocidade firmado em Goiânia-GO, durante a 77ª Soea. Durante esses dias também, os membros da delegação estiveram reunidos com o presidente da WFEO/Fmoi, eng. civ. José Vieira, e com a engenheira Ania Lopez, do Consiglio Nazionali degli Ingegneri (CNI - Itália), para tratarem de uma proposta de parceria interinstitucional com a Food and Agriculture Organization – FAO, das Nações Unidas, cuja sede está localizada em Roma - Itália.

A ex-presidente da WFEO/Fmoi, eng. Marlene Kanga, também se reuniu com a delegação do Confea, quando trataram de iniciativas conjuntas entre o Conselho e a International Engineering Alliance - IEA, no tocante à acreditação de cursos de engenharia no Brasil. Além do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, compuseram a delegação o diretor do Confea eng. eletric. Genilson Pavão, o coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema, eng. eletric. Evânio Nicoleit, e o assessor executivo do Conselho Diretor do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan.

Assessoria Executiva do Conselho Diretor com colaboração da Equipe de Comunicação do Confea