Câmara Municipal de Teresina celebra Dia do Engenheiro em sessão solene

Participantes da Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Teresina
Participantes da Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Teresina

Teresina, 13 de dezembro de 2021.

As comemorações ao Dia do Engenheiro iniciaram-se na Câmara Municipal de Teresina, na sexta-feira (10/12), com uma Sessão Solene em homenagem aos engenheiros. A solenidade contou com a presença de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, como o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, que compôs a mesa diretiva com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Ulisses Filho, o diretor-geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, o conselheiro federal Francisco Lira e os vereadores propositores da Sessão Solene, o engenheiro civil Edson Melo, Markim Costa e Paulo Lopes.

Mesa de autoridades
Mesa de autoridades

O ato solene contou com as presenças do ex-presidente do Crea-PI, Eduardo Alvim; do gerente da Auditoria do Confea, Marcelo Morais; da coordenadora do Crea Mulher do Crea-SP, Poliana Siqueira; do vice-presidente do Crea-PI, Luiz Henrique Facchinetti; do coordenador da Câmara Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea e Mútua, Andrei Costa; dos diretores administrativo e financeiro da Mútua-PI, respectivamente, Hércules Medeiros e Lúcio Brito; dos conselheiros do Crea-PI, Paulo Alexandrino, Moacyr Gayoso, Ronildo Brandão, Leno Portela, Antônio José Sales, Olavo Vieira, Herbert Soares e Pablo Santana; do superintendente do Crea-PI, Gabriel Pierot; do assessor da presidência do Crea-PI Samuel Ribeiro; da coordenadora Geral do Programa Jovem Engenheiro, Dominique Oliveira; da coordenadora da Coordenação de Emprego e Empreendedorismo, Micaelly Jennifer; da coordenadora adjunta do CreaJR-PI, Tássyla Pereira, da engenheira civil Joyce Medeiros; do diretor da Secretaria de Agricultura Familiar, Francisco Guedes; da diretora do Centro de Tecnologia da UESPI, Artemária Andrade, do ex-conselheiro federal Jaime da Paz, do ex-conselheiro do Crea-PI Valdemar Machado, da presidente da Abenc-PI, Socorro Seabra, e do presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí, Thiago Brandim, e dos profissionais.

Ato foi prestigiado pelos profissionais e empresas da área
Ato foi prestigiado pelos profissionais e empresas da área

O vereador Markim Costa deu início à solenidade e elencou as qualidades que a profissão exige dos(as) engenheiros e engenheiras. “Nada mais justo que esta homenagem aos engenheiros, que são os profissionais essenciais para o desenvolvimento do país. Digo sempre que a Engenharia é terra, sol e mar, pois participa de todos os setores, desde a agronomia até a engenharia aeronáutica. Agradeço as presenças do presidente Joel Krüger e de todos os engenheiros que compareceram. Foi uma sessão muito bonita. Parabéns a todos os engenheiros e engenheiras do nosso estado”, disse.

Vereador Markim Costa, um dos proponentes da sessão solene
Vereador Markim Costa, um dos proponentes da sessão solene

O vereador Edson Melo ressaltou a importância da presença do presidente do Confea na solenidade e enfatizou que sempre busca trazer discussões sobre a Engenharia para a Câmara Municipal. “Destaco a relevância da aprovação da Lei de Inspeção Predial, em 2019, que determina que seja feita periodicamente a vistoria em prédios de Teresina. Portanto, foi um prazer propor essa homenagem a estes profissionais, que são importantes para o desenvolvimento local”, disse.

Vereador engenheiro civil Edson Melo também foi um dos autores do requerimento da homenagem
Vereador engenheiro civil Edson Melo também foi um dos autores do requerimento da homenagem

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

Na ocasião, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, reforçou a importância da presença do presidente Joel Krüger em Teresina, por este demonstrar apreço ao Crea-PI e aos profissionais do estado. Ele falou sobre a posição que a engenharia ocupa nos diferentes campos da economia e da sociedade. “Este é um dia muito significativo para nós e gostaria de agradecer também aos vereadores Edson Melo, Markim Costa e Paulo Lopes pela proposta de homenagem ao Dia do Engenheiro e, isso demonstra a influência da Engenharia e Agronomia para Teresina e para o Piauí”, declarou.
 

Presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho
Presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho

O presidente do Confea, Joel Krüger, abriu sua fala relatando que o Sistema, que reúne o Confea e os Creas, foi criado em 11 de dezembro de 1933 pelo Decreto-Lei 23.569, que marcou a regulamentação da Engenharia no Brasil. Ele também enfatizou que não podemos falar sobre igualdade, democracia e qualidade de vida, se não tivermos uma Engenharia, Agronomia e Geociências absolutamente fortes. “Temos uma importância estratégica. Então, nós ganhamos como Engenharia, mas a importância é para a sociedade. Na hora que ocorre um colapso no prédio, no momento de um desabamento ou alguma contaminação, a primeira pergunta é: quem era o engenheiro? Então, somos imprescindíveis para a segurança da sociedade”, afirmou.

Presidente do Confea, eng. civ.   Joel Krüger
Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

No encerramento da primeira solenidade, em comemoração ao Dia do Engenheiro, o presidente do Confea declarou que o dia 11 de dezembro é uma data extremamente concorrida em todo o país e escolheu o Piauí devido ao apreço que tem pelo estado e aos profissionais. Ao finalizar sua fala, agradeceu os presentes pela bonita homenagem à Engenharia, à Agronomia e às Geociências.


Jescika Araújo
Assessoria de Comunicação do Crea-PI

Fotos: Marcelo Soares