Canal Rural discute segurança alimentar com lideranças

Brasília, 17 de junho de 2021.


Na noite de quarta-feira (16), o Canal Rural promoveu a live “Segurança alimentar: a responsabilidade do agrônomo”, com o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Santos; e a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ), Ana Paula Guimarães de Farias. 

Kleber Santos destacou que a segurança alimentar está para o engenheiro agrônomo como algo natural, pois faz parte da formação profissional. Kleber destacou as quatro dimensões da segurança alimentar, ou seja, produção, distribuição, qualidade do alimento e a agrobiodiversidade. Perdas e desperdícios também foram discutidos na live e como têm relação com a segurança familiar. “É importante trabalhar para abastecer, e precisamos destacar a importância da infraestrutura e logística, para viabilizar a distribuição de alimentos com qualidade para abastecer diferentes regiões”, ponderou Santos. “No Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), vamos destinar um painel específico para debater esse tema”, disse o presidente da Confaeab, referindo-se ao evento marcado para 19 a 21 de outubro em Florianópolis.


Em relação ao tema no estado do Rio de Janeiro, Ana explicou que na AEARJ existe um incentivo para que se adote um produtor. “Ao levarmos tecnologia para o produtor, estamos garantindo a segurança familiar, não só da família”, ponderou. Farias apresentou números do Brasil. “A insegurança alimentar leve subiu de 20,7% em 2018 para 34,7%, em 2020. Saímos de uma insegurança alimentar leve para grave do ano passado para cá.”

Ao falar da relevância da Agronomia, Kleber ainda ressaltou que ano passado foram criados, pelo Governo Federal, mais cargos de adidos agrícolas, cuja missão é de assessoramento em assuntos agrícolas nas representações diplomáticas, tamanha a relevância da Agronomia brasileira para abastecer a humanidade.

Confira como foi a live sobre “Segurança alimentar: a responsabilidade do agrônomo”:

Confira outros episódios da websérie Agronomia Sustentável, uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea