Ceap incrementa debate sobre diversos temas em 3ª reunião ordinária

Coordenador Luiz Lucchesi (à direita),  ao lado do assistente Fábio Merlo, e coordenador adjunto Jorge Bitencourt: Ceap tem pauta extensa em terceira reunião ordinária
Coordenador Luiz Lucchesi (à direita), ao lado do assistente Fábio Merlo, e coordenador adjunto Jorge Bitencourt: Ceap tem pauta extensa em terceira reunião ordinária

Brasília, 8 de abril de 2022.

“Estamos promovendo uma ação mais eficaz, graças à experiência acumulada em nosso mandato anterior à frente da Comissão”. Assim, o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, eng. agr. Luiz Lucchesi, justifica os avanços obtidos durante os três dias da terceira reunião ordinária da Ceap, de 5 a 7 de abril (quinta), no Confea. “Foram diversos temas abordados, graças ao empenho dos demais componentes da Comissão e da contribuição da conselheira federal Andréa Brondani”. Com a assistência do engenheiro civil Fábio Merlo, a Ceap é composta ainda pelo coordenador adjunto eng. eletric. Jorge Bitencourt e pelo eng. civ. João Carlos Pimenta, que se afastou a partir desta reunião em decorrência de sua nomeação como presidente em exercício do Confea.

“Discutimos diversos assuntos, desde a resolução da nova Tabela de Títulos à atualização da lista de especialistas para manifestação junto ao e-MEC, em nome do Confea, sobre processos de autorização e cursos no Brasil, conforme prevê o Decreto 9235/2017. Também discutimos outros temas a serem apresentados para o plenário do Confea, como procedimentos para cadastro de cursos, a aplicabilidade de selos de qualidade para cursos de graduação, o que é uma oportunidade para o diálogo sobre vários interesses entre os Creas e as Instituições de Ensino Superior. Também abordamos o aprimoramento da Tabela de Obras e Serviços e suas vinculações com as atribuições e ainda um estudo para subsidiar ações civis públicas que versam sobre as resoluções do CFT e do CFTA, buscando o mérito técnico acadêmico da questão, além das temáticas de rotina da Ceap, relativas a diplomados no exterior, atribuições profissionais e cadastro de Instituições de Ensino Superior nos regionais”, pontua Lucchesi.

Coordenadora da Comissão Temática Contecc, a conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani participou da reunião
Coordenadora da Comissão Temática Contecc, a conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani participou da reunião


Regionais e Contecc

Outro tema destacado pelo coordenador foi a reunião mantida com os representantes da região Nordeste: eng. quim. André Casemiro de Macedo (Crea-CE); eng. civ. Claudia Alcoforado (Crea-PE); eng. eletric. Augusto César Fialho Wanderley (Crea-RN); eng. agr. Arnaud Azevedo (Crea-PI); eng. prod. mec. Wilson Linhares dos Santos (Crea-SE) e eng. mec. Diego Rosa dos Santos (Crea-MA). “Nessa primeira reunião, discutimos as demandas levantadas pelo 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema, como o aperfeiçoamento do manual de atribuições e ainda a busca de subsídios de mérito para ações civis públicas de interesse do Sistema e da sociedade”, aponta, informando que as próximas reuniões envolverão as regiões Norte (em 10 de maio), Sudeste (em 7 de junho) e Sul (12 de julho), tendo sido definida para 13 de setembro uma reunião presencial com todos os representantes das Ceaps em Brasília.

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), a ser realizado durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 4 a 6 de outubro, em Goiânia, também foi abordado pela Ceap. “É fundamental que todos divulguem os editais para que os acadêmicos de todo o país apresentem suas contribuições em importantes trabalhos técnico- científicos da Engenharia, da Agronomia e das Geociências no Brasil”, disse o coordenador da Ceap.
 
“Considerando que a Decisão Plenária PL-0456/2022 determinou que a Comissão Temática Contecc continue sendo supervisionada pela CEAP em 2022, esta mesma decisão plenária me indicou como coordenadora desta CT, cuja reunião de instalação acontecerá ainda no mês de abril. Em seguida, apresentarei as deliberações na segunda reunião da Consoea, que está prevista para acontecer no dia 20 de abril”, acrescentou a conselheira federal Andréa Brondani. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea