Comissão Temática de Habitação de Interesse Social faz primeira reunião

Alguns dos participantes da primeira reunião ordinária da Comissão Temática de Habitação de Interesse Social,  no Confea
Alguns dos participantes da primeira reunião ordinária da Comissão Temática de Habitação de Interesse Social, no Confea

Brasília, 20 de agosto de 2021.

Criada em junho deste ano, a Comissão Temática de Habitação de Interesse Social (CTHIS) realizou sua primeira reunião ordinária nestas quinta e sexta (20), em Brasília. A Comissão faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Confea, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e a Secretaria Nacional de Habitação do ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/DR) para discutir ações dentro do Programa Casa Verde e Amarela, do governo federal.

Coordenador da Comissão, conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira
Coordenador da Comissão, conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira


Segundo o coordenador, conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira, “a comissão está avançando com mais celeridade do que o esperado em relação aos seus objetivos”, disse, destacando os temas relacionados à ampliação dos serviços de assistência técnica prestados por profissionais de engenharia às famílias de baixa renda, público-alvo do Programa Casa Verde e Amarela; ao fomento à prestação de serviços de assistência técnica na elaboração de projetos e execução de obras de forma humanizada e personalizada, nas melhorias das habitações de interesse social por meio de escritórios de engenharia; à criação de um fluxo de trabalho e especificações técnicas dos serviços a serem prestados no plano de trabalho da SNH; e da sistematização do uso do Livro de Ordem como ferramenta para acompanhamento de obras e serviços e dos recursos oriundos do programa Casa Verde e Amarela.

A Comissão é formada ainda pelo vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, e pelos especialistas eng. civ. Alex Dias Carvalho; coordenador nacional das coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) João Luis de Oliveira Collares Machado e eng. civ. Miguel Alvarenga Fernandez y Fernandez (representante do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN), tendo como convidado o eng. civ. Estevão Roberto Ribeiro. 

Palestras do promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina Paulo Locatteli, a conselheira do CAU/BR Vânia Stephan Marroni, do advogado especialista em Direito Urbanístico Marcelo Leão também marcaram a reunião. As reuniões acontecem mensalmente em Brasília. A próxima será nos dias 20 e 21 de setembro.

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea