Comissão Temática divulga trabalhos para apresentação oral no Contecc

Integrantes da Comissão Temática Contecc
Integrantes da Comissão Temática Contecc

Brasília, 21 de setembro de 2022.

Os 24 trabalhos selecionados para apresentação oral no Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) já podem ser conhecidos clicando no link acima. Neste ano, a exposição será durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 4 a 6 de outubro, no Centro de Convenções de Goiânia. De 420 trabalhos inscritos no Contecc 2022, 24 trabalhos selecionados pela Comissão Temática do evento serão apresentados oralmente durante a 77ª Soea, em Goiânia. Demais trabalhos que foram aceitos serão apresentados na forma de banner.

O Contecc contará com espaço exclusivo para as apresentações, palestras e minicursos (conforme tabela a seguir).

Conforme divulgado pela Comissão Temática Contecc nesta sexta-feira (16/9), os 24 trabalhos foram escolhidos dentre 420 inscritos, sendo divididos por modalidades: 154 trabalhos do Grupo Agronomia; 134  trabalhos da Modalidade Engenharia Civil; 47 trabalhos da Modalidade Eng. Elétrica; 14 trabalhos da Modalidade Eng. Mecânica/Metalúrgica; três trabalhos da Modalidade Eng. Química; um trabalho da Modalidade Agrimensura; 13 trabalhos de Geologia/Eng. de Minas; nove trabalhos do Campo de Atuação Segurança do Trabalho e 45 trabalhos da área Experiência Profissional/Educação/Gestão.

Comissão Temática definiu os 24 aprovados para a apresentação oral no evento
Comissão Temática definiu os 24 aprovados para a apresentação oral no evento


Entre os 24 trabalhos classificados para apresentação oral, em formato virtual, na 77ª Soea/Contecc, estão cinco trabalhos do Grupo Agronomia; quatro trabalhos da Modalidade Engenharia Civil; quatro trabalhos da Modalidade Eng. Elétrica; dois trabalhos da Modalidade Eng. Mecânica/Metalúrgica, um trabalho da Modalidade Eng. Química; um trabalho da Modalidade Geologia/Eng. de Minas; um trabalho do Campo de Atuação Segurança do Trabalho e seis trabalhos da área Experiência Profissional/Educação/Gestão. Dentre essas 24 apresentações, oito serão transmitidas ao vivo na Ilha Contecc, espaço que integra a Soea.

Segundo a coordenadora da Comissão Temática, eng. agr. Andréa Brondani, os trabalhos recebidos foram revisados por professores das diversas instituições de ensino do Brasil, que fazem parte do Sistema Confea/Crea. “Estes revisores 'ad hoc' do Contecc 2022 receberão seus certificados de participação pelo nobre trabalho realizado. Os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do Contecc, que possui ISSN específico”, informa.

 

 

Data

Horário

Palestra / Minicurso

Palestrante/instrutor

4 OUT

14 h

Gestão de tecnologias e seu impacto no cotidiano das Engenharias

Eng. Aeron. Mauricio Pazini Brandão (Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR)

4 OUT

15 h

Evolução na educação de formação das profissões do Sistema Confea/ Crea: visão do MEC, da sociedade e do conselho profissional

Eng. Agr. Paulo Roberto da Silva (Professor da UFLA aposentado e ex-Diretor de Avaliação da Educação Supertior/MEC) • Eng. Agr. Thiago Magalhães de Lázari (Coordenador Curso de Agronomia - Unitins)

4 OUT

14  às 16 h

Metodologias de avaliação de desempenho em edificações habitacionais no Brasil e implicações da ABNT NBR 15575:2021 em projetos, execução, uso, manutenção e custos

Eng. Civ. Jeferson Ost Patzlaff (Coordenador/professor do curso de Engenharia Civil da Unisinos-SL)

4 OUT

16 h 30 às 18h 30

Pagamento por serviços ambientais e cálculos de pegadas de carbono no setor agroflorestal

Eng. Ftal. Eraldo Aparecido Trondoli Matricardi (Professor Associado - Universidade de Brasília)

5 OUT

14 h

Sistema unificado de atenção à sanidade agropecuária (SUASA): garantindo qualidade para alimentarmos o mundo

 Alexander Magalhães Goulart Dornelles (Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Coordenação do SUASA/MAPA )

5 OUT

15 h

As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e Agronomia

Eng. Eletric. Jorge Bitencourt (Conselheiro Federal, CONFEA)

5 OUT

14 às 16 h

Soluções consorciadas na gestão de resíduos sólidos

Eng. Amb. Patrícia Aparecida Soares Mendes (Gerente Departamento de Saneamento - CODANORTE)

5 OUT

16 h 30 às 18 h30

Drone Agrícola - A Aplicação aérea ao alcance de todos

Eng. Agr. João Paulo Pedroso da Silva (Coordenador de Parcerias Estratégicas XMobots)

Legenda: Em rosa: palestras /Em verde: minicursos

Com assessoria da geóloga Sílvia Cunha, a Comissão Temática do Contecc tem como coordenador adjunto o conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão Almeida; sendo formada ainda pelos especialistas conselheira federal eng. de pesca Alzira Miranda de Oliveira; conselheiro federal eng. mec. William Alves Barbosa e eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden). 

“Estamos muito gratos pelo envio de 420 trabalhos inéditos de toda a comunidade científica do Brasil, o que faz do Contecc 2022 o maior congresso tecnológico do país. Além disso, a qualidade dos trabalhos aprovados está muito elevada, o que nos orgulha bastante. É a força do Sistema Confea/Crea em evidência”, comenta a coordenadora da comissão temática.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea